• Matéria: Pedagogia
  • Autor: abycasseres4849
  • Perguntado 3 anos atrás

1)
O estudo da Geografia e História nos anos iniciais da Educação Básica aborda, entre outros temas, a história dos homens vivendo nos mais diversos lugares do mundo e que resulta da possibilidade, das condições e da capacidade de encontrar e construir lugares para viver as suas vidas, considerando os tempos e espaços. Educar é o modo de contribuir para que os sujeitos se tornem humanos, o que acontece desde o nascimento e que na escola passa a ter a dimensão de sistematização do conhecimento de modo a ter elementos para interpretar e compreender o que acontece no mundo. Assim, todos devem ter o direito de aprender e serem educados para se inserirem no mundo com ferramentas intelectuais que lhes permitam decodificar a realidade vivida e compreender o seu papel como sujeitos do mundo. O estudo destas temáticas, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, deve iniciar na Educação Infantil.

Respostas

respondido por: tatinaiviana
1

Resposta: II, III, IV

Explicação:

II. Na nova abordagem proposta pelo documento, a ênfase recai sobre o pensamento espacial e o raciocínio geográfico e para se aproximar dos objetivos de aprendizagem, o professor também precisa se apropriar de conteúdos procedimentais.

III. A Base reforça a ideia da Geografia como um componente importante para entender o mundo, a vida e o cotidiano, assim, desenvolver nos estudantes o raciocínio geográfico, articulando alguns princípios, significa dotá-los de mais uma forma de perceber e analisar criticamente a realidade.

IV. A BNCC traz novas dimensões para a realização da leitura de mundo, uma vez que, antes, o estudo do componente estava mais pautado na leitura, na interpretação da paisagem e em um aluno mapeador consciente e, agora, volta-se mais para estimular um pensamento espacial, atrelado ao raciocínio geográfico.

RESPOSTAS DA AAP2- APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA E HISTÓRIA

1 - C) II, III e IV apenas

2 - D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I

3 - E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

4 - A) I, III e IV apenas.

Perguntas similares