Analise o excerto abaixo:
A Matemática pode contribuir de maneira expressiva ajudando os alunos a expressar os resultados de seus estudos e pesquisas através de gráficos, análises estatísticas, avaliação quantitativa e análise evolutiva dos dados aferidos. A Língua Portuguesa pode propor temas para discussão oral, o emprego do uso adequado da língua escrita, os fundamentos que caracterizam a prática da síntese, a argumentação, a análise e a importância do respeito às opiniões ouvidas. As aulas de Artes são excelentes para que os alunos busquem diferentes linguagens (coral, teatro, desenho, recortes, danças, paródias, trovas) para a expressão e apresentação dos resultados. A importância da História é essencial na avaliação do relacionamento entre o homem e a natureza, tanto em termos retrospectivos quanto prospectivos, e na análise de comunidades que, em outros locais e outros tempos, promoveram e promovem o desenvolvimento sustentável abre (processo que assegura uma gestão responsável dos recursos da Terra de forma a preservar os interesses das gerações futuras e, ao mesmo tempo, atender às necessidades das gerações atuais). A contribuição da Educação Física é também expressiva na proposição de posturas e ações de preservação que se aliam à busca da qualidade de vida. O belo exemplo da importância das regras no esporte e das sanções por seu descumprimento deve ser transformar em uma ponte para associação entre o desrespeito às regras ambientais mundiais e suas consequências. A Geografia e o ensino de Ciências já trazem em seu bojo a importância desses temas e, dessa forma, importa mostrar que a questão ambiental constitui modalidade de pensamento transversal e que percorre todos os capítulos da disciplina em todos os anos letivos.
ANTUNES, Celso (coordenação). Geografia e Didática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2 ed. 2014.
Durante um bom tempo, a Educação Ambiental era trabalhada somente durante as aulas de Ciências e de Geografia. De tempos para cá, essa abordagem unilateral mudou, e os problemas ambientais que hoje presenciamos transformaram a educação ambiental em um tema interdisciplinar, envolvendo todos os alunos e toda a comunidade escolar. Considerando a educação ambiental no ambiente escolar, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I - A educação ambiental nas escolas auxilia para a formação de cidadãos críticos, conscientes, responsáveis e aptos para compreender a problemática ambiental e para atuarem na sociedade de modo comprometido com o meio ambiente. Para tanto, a escola deve oferecer ao seu alunado os conteúdos ambientais de modo contextualizado com sua realidade.
PORQUE
II - É essencial que, mais do que meras informações e conceitos, a escola trabalhe com formação de valores. Além disso, para que o aluno possa praticar ações voltadas à preservação ambiental, a escola deve trabalhar com mais ações teóricas do que práticas. No entanto, nesse espaço, a educação ambiental tornou-se um componente dispensável no processo de formação, visto que perpassa somente pelas disciplinas de Ciências e de Geografia.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
respondido por:
19
Resposta:
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Explicação:
O próprio enunciado respondeu que é uma questão interdisciplinar e não apenas de Ciências e Geografia.
respondido por:
2
Resposta:
alternativa 3
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás