Em quais aspectos há semelhanças e diferenças entre a questão das Zonas Econômicas Exclusivas da China e do Brasil?
Respostas
pronto :)
Explicação:
As Zonas Econômicas Especiais são áreas do território chinês em que o comércio exterior e o investimento estrangeiro são facilitados.
Foram criadas na década de 1970, quando a China vivia, devido à desaceleração econômica soviética, escolhas econômicas equivocadas e disputas políticas entre comunistas, um momento de crise econômica, visando liberalizar a economia (ou seja, facilitar a livre-iniciativa e a entrada de capitais estrangeiros) e incluir o país no mercado capitalista mundial.
Nestas ZEEs é muito mais fácil para um estrangeiro investir e as indústrias recebem todo tipo de apoio governamental (inclusive com infraestrutura) para estabelecer as suas fábricas.
As Zonas Econômicas Especiais foram regiões destinadas à implementação dos investimentos econômicos estrangeiros no mercado chinês, o que deu início à política do socialismo de mercado. Essa política garantiu que a China se tornasse, na contemporaneidade, uma das maiores economias do mundo.
As Zonas Econômicas Especiais
No contexto atual, nota-se que a economia do Brasil pode ser comparada à criação dessas zonas quando compreende-se que o cenário brasileiro abre cada vez mais portas às empresas estrangeiras, para que essas possam corroborar com a dinamização da economia brasileira.
Saiba mais sobre as ZEEs em: https://brainly.com.br/tarefa/1160664
#SPJ2