Como o ambiente atua sobre o surgimento de novas espécies conforme o processo de seleção natural
Respostas
Resposta:
O ambiente "seleciona" os indivíduos ou grupos mais aptos a sobreviver (Aos quais possuem , de maneira aleatória segundo a teoria darwinista, as características propícias para aquele ambiente) , assim esses geram descendentes férteis e procriam.
Exemplo: Anteriormente, segundo Darwin existiam girafas com o pescoço curto e girafas com o pescoço longo, além de alimento na parte superior das árvores, as de pescoço curto morreram por não conseguirem alcançar os alimentos e as de pescoço longo sobreviveram e perpetuaram a espécie.
Resposta:
De uma maneira bastante simples, podemos dizer que a seleção natural é um processo em que os organismos mais aptos são selecionados, sobrevivem no meio, reproduzem-se e passam suas características aos seus descendentes.
Para que a seleção natural ocorra, são necessários alguns fatores: variabilidade entre os indivíduos, reprodução diferenciada e hereditariedade.
Explicação: A teoria da seleção natural foi proposta por Charles Darwin, um importante naturalista que mudou o entendimento de como as espécies modificam-se ao longo do tempo. Segundo esse naturalista, há uma luta constante pela sobrevivência, e a seleção natural atua nesse processo. Assim sendo, o organismo mais apto conseguiria sobreviver e teria mais chances de reproduzir-se, preservando, assim, as variações úteis para cada espécie. Vale destacar, no entanto, que, apesar de conhecermos os genes e os mecanismos de hereditariedade, Charles Darwin não os conhecia, o que deixou uma lacuna em seu trabalho, mas que foi posteriormente preenchida.