• Matéria: ENEM
  • Autor: luanyfreitas42
  • Perguntado 3 anos atrás

[...] As funções executivas são habilidades cognitivas necessárias para controlar e regular nossos pensamentos, emoções e ações. Existem autores que diferenciam as funções entre componentes “frios e quentes”. Os componentes frios englobam as habilidades cognitivas e os componentes quentes são os que necessitam da capacidade de regular emoções. MORTON, J. Bruce et al. Funções executivas. Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância. Ontário: CEECD, 2013 (adaptado). Considerando o texto apresentado e o seu conhecimento sobre as funções executivas, avalie as afirmativas: I. Ao fazer cálculos matemáticos a criança está habilidades cognitivas frias. II. Um exemplo de componentes quentes é quando uma pessoa controla sua raiva. III. O autocontrole, a flexibilidade cognitiva e a memória de trabalho fazem parte das funções cognitivas. É correto o que se afirma em:

Respostas

respondido por: suyanneg1989
3

Resposta:

I, II e III estão corretas

Explicação:

Alguns estudiosos fazem uma distinção entre o componente "frio" das funções executivas, que envolve estritamente as habilidades cognitivas (por exemplo, a capacidade de fazer cálculos apenas com a mente),

e o componente "quente", que reflete a capacidade de regular as emoções (por exemplo, a capacidade de controlar a raiva).

As funções executivas podem ser divididas em três grandes categorias de competências:

Autocontrole: A capacidade de resistir à uma tentação para poder fazer aquilo que é certo. Essa capacidade ajuda as crianças a prestar atenção, agir menos impulsivamente e a manter a concentração numa tarefa.

Memória de trabalho: A capacidade de manter as informações na mente, onde elas podem ser manipuladas. Essa habilidade é necessária para realizar tarefas cognitivas, tais como estabelecer uma relação entre dois assuntos, fazer cálculos apenas com a mente e estabelecer uma ordem de prioridade entre várias tarefas.

Flexibilidade cognitiva: A capacidade de usar o pensamento criativo e ajustes flexíveis para se adaptar às mudanças. Essa habilidade auxilia as crianças a utilizar sua imaginação e criatividade para resolver problemas.

Perguntas similares