4. Muito se ouve sobre a "Esquerda do Brasil". Marque a alternativa que traz de forma clara o conceito desse termo: O A. esquerda é o termo utilizado para denominar um posicionamento político e ideológico, mas não partidário. B. A ideologia esquerdista defende, principalmente, as classes sociais menos favorecidas e mais carentes financeiramente, ou seja, aquelas que necessitam exclusivamente dos serviços públicos. C. esquerda simboliza o ideal de luta pelos direitos populares e pelos trabalhadores, focando sempre no crescimento econômico e no enriquecimento das classes. D. a esquerda se classifica como defensora da liberdade individual, da preservação religiosa e da conservação de antigas tradições. E. a esquerda apresenta o grupo partidário que defende o partido político que está no poder, fortalecendo as relações de diálogo. O O O
Respostas
Resposta:
democracia e a liberdade de expressão. O popular adquire, a partir da ótica da cultura do povo, um significado específico no mundo em que é produzido, baseando-se no resgate cultural desse povo. O popular é o elemento adjetivante da educação, enquanto propõe a construção das utopias libertárias, na tentativa de superação da exploração do oprimido.
- A Educação Popular caracteriza-se na sociedade como sendo:
uma ferramenta no campo da organização e das lutas populares no Brasil, responsável por muitos avanços e conquistas em nossa história e também pelo empoderamento das classes populares. A Educação Popular se caracteriza por ser um método de educação que valoriza os saberes prévios do povo e suas realidades culturais na construção de novos saberes.
Está implicada com o desenvolvimento de um olhar crítico, que facilita o desenvolvimento da comunidade em que o educando está inserido, pois estimula o diálogo e a participação comunitária, possibilitando uma melhor leitura de realidade social, política e econômica.
É uma estratégia de construção da participação popular para o redirecionamento da vida social. A principal característica da Educação Popular é utilizar o saber da comunidade como matéria-prima para o ensino, valorizando todos os sujeitos sociais nesse processo, tornando esse espaço de educação um lugar de afetos alegres e amorosidade, sempre fortalecendo as classes populares.
- Muito se ouve sobre a “Esquerda do Brasil”. Marque a alternativa que traz de forma clara o conceito desse termo:
A ideologia esquerdista defende, principalmente, as classes sociais menos favorecidas e mais carentes financeiramente, ou seja, aquelas que necessitam exclusivamente dos serviços públicos. A origem do termo esquerda, como um posicionamento político-ideológico, surgiu durante as Assembleias Constituintes francesas do século XVIII. A partir deste cenário, a esquerda passou a simbolizar o ideal de luta pelos direitos populares e pelos trabalhadores. Assim, o termo é utilizado para denominar um posicionamento político, partidário e ideológico que tem como principal objetivo defender os interesses de grupos sociais, disseminando o igualitarismo e as ideias progressistas
-Atualmente, a Educação Popular se sustenta de que forma na sociedade? Marque a resposta correta
A Educação Popular adotou, principalmente, desde a sua criação até os dias de hoje, dois materiais de expressão, sistematização e produção de conhecimento: o método Paulo Freire e sua função conscientizadora e a cartilha de alfabetização e sua função politizadora. O método Paulo Freire chama a atenção dos educadores e políticos, pois seu método acelera o processo de alfabetização de adultos e tem como ponto fundamental as palavras geradoras. Além de ter uma função politizadora, a Educação Popular se sustenta hoje por meio da cartilha alfabetizadora, que é usada e que traz uma forma de educação interdisciplinar, com o grande objetivo da libertação dos oprimidos, ou seja, a humanização do mundo por meio da ação cultural libertadora, evitando a lógica mecanicista que considera a consciência como criadora da realidade.
A Educação Popular abrange também as manifestações organizadas pelos movimentos sociais. Nesses grupos estão educadores, educandos e famílias de comunidades. Os movimentos sociais sempre existiram e se crê que sempre existirão. Isso porque representam forças sociais organizadas.
Resposta:
Creio que seja a B.
Explicação: