O termo “contracultura” pode ser definido como um novo estilo de contestação social ao sistema político-econômico vigente, bem diferenciado da prática política da esquerda tradicional. Este termo foi muito empregado na década de 1960, quando empregado para designar um movimento social libertário, impulsionado pela juventude que se contrapunha aos valores da sociedade ocidental. A contracultura se desenvolveu principalmente nos Estados Unidos da América, além de outros países, especialmente na Europa, mas também com alguma repercussão, ainda que menor, na América Latina. Desta forma, esta se afirmou como uma cultura à margem do sistema; uma cultura marginal ou anticultura.
Sobre o movimento da contracultura, avalie as seguintes afirmações:
I- Foi um movimento conservador da juventude revoltada com sistema político-econômico vigente na época.
II – Foi um movimento estudantil que se contrapunha aos valores da sociedade oriental.
III – Foi um movimento de resistência da juventude, que afirmava-se por meio de uma cultura à margem do sistema hegemônico.
Está correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a.
III.
b.
I e III.
c.
II.
d.
II e III.
Respostas
Quais os principais perigos do período Paleolítico?
Explicação:
Quais os principais perigos do período Paleolítico?
Resposta:
b I e III
Explicação:
Pesquisando encontrei . A contracultura é o movimento de contestação da cultura que tenta desafiar os padrões de comportamento estabelecidos pela sociedade.No campo político, os jovens norte-americanos revoltavam-se com uma guerra sem sentido, a Guerra do Vietnã, que visava apenas mostrar a superioridade do bloco capitalista sobre o bloco socialista (o Vietnã passava por um governo socialista).
por isso I- Foi um movimento conservador da juventude revoltada com sistema político-econômico vigente na época.
III – Foi um movimento de resistência da juventude, que afirmava-se por meio de uma cultura à margem do sistema hegemônico.