Ajudaaa, por favooor!!!
Qual o papel da religião no iluminismo?
Liste algumas ideias do iluminismo e seus respectivos autores:
O Iluminismo gerou grandes transformações durante os séculos que o movimento esteve presente. Suas principais características foram:
Avanço da ciência;
Ignorava qualquer crença religiosa que fosse contrária à evidência científica;
Oposição ao Absolutismo, ao Mercantilismo, as vantagens da nobreza e a igreja católica;
Defesa de maior liberdade política e econômica (sem interferência do Estado);
Alguns cientistas acreditavam que a natureza era capaz de explicar o comportamento da sociedade;
Predomínio da burguesia;
O questionamento das coisas e das verdades era valorizado. Também era imprescindível realizar a investigação com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a política, economia e sociedade.
vaja ai o que precisa t?
O Iluminismo surgiu logo após o Renascimento Cultural e, se você está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou para o vestibular, é importante entender como esse movimento influenciou a Revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos e se preparar para possíveis questões sobre o tema. Preparado? Vem com a gente nessa! espero te ajudado ta?!
O Iluminismo foi um movimento que contou com a participação de diversos pensadores. Mesmo compartilhando de noções e princípios semelhantes, os teóricos do iluminismo trouxeram as mais diferentes contribuições em suas obras. Eles se apropriaram de assuntos diversos para tratar de questões morais, religiosas e políticas.
se precisar tenho mais ta?
Respostas
Resposta:
partir de uma revisão de parte da literatura recente sobre o tema, este artigo busca problematizar a maneira pela qual Iluminismo e religião foram tradicionalmente articulados, sobretudo por uma historiografia excessivamente focada na experiência do século XVIII francês. Em contraposição, este artigo argumenta que “continuidade” é um termo que expressa de forma mais adequada essa relação do que o termo “ruptura”. No entanto, continuidade, como se defende, não exclui tensões nem tampouco transformações. Se, de um lado, o Iluminismo é muito mais próximo da religião do que se reconhece; de outro, ele modelou em larga medida o entendimento moderno da religião. A revisão da relação entre Iluminismo e religião implica também repensar a própria identidade do Iluminismo e a questão da secularização. O artigo toma o debate alemão em torno da questão “o que é Iluminismo?” como fio condutor do comentário, que se encerra com uma análise da famosa contribuição de Kant a esse debate
Resposta:
A religião era o principal motivo da existência do Iluminismo, os iluministas visavam acima de tudo, mostrar que a ciência era um método muito mais eficaz e seguro do que a religião e seus mitos.
Jean-Jacques Rousseau, D’iderot, D'Lambert e Montesquieu são algumas das principais figuras iluministas. Escreveram respectivamente sobre o contrato social, a enciclopédia e a divisão dos poderes.