Respostas
Resposta:
Altura
A altura é a característica do som que nos permite distinguir sons graves e agudos, e está relacionada à frequência da onda sonora. Quanto maior for a frequência, mais agudo será o som e quanto menor a frequência emitida, mais grave é o som que percebemos.
Intensidade
Outra característica do som é a intensidade, ou seja, o som pode ser forte ou fraco. Esse é um parâmetro do som muito fácil de entender e essa variação de intensidade também pode ser representada na notação musical, por exemplo, se em uma partitura tiver um f abaixo de uma nota, quer dizer que ela deve soar forte, e se tiver um p, deve soar com uma intensidade mais fraca.
Duração
Além de ser agudo ou grave, forte ou fraco, o som pode variar em duração, que é o parâmetro que nos permite distinguir sons curtos ou longos. Podemos perceber que a duração do som está relacionada com o tempo de emissão das vibrações. Com relação a notação musical, diferentes símbolos representam a duração de cada nota em uma partitura.
Timbre
Agora que já sabemos o que são os parâmetros altura, duração e intensidade, vamos conhecer o timbre. O timbre é o parâmetro do som que nos permite reconhecer sua origem, ou seja, o timbre diferencia, “personaliza” o som. É por meio dessa característica que identificamos a fonte que está produzindo o som. Por exemplo, quando ouvimos um violão ou um cachorro latindo, podemos saber qual fonte sonora produz o som por causa do timbre.
Avalie a resposta por favor :)