No romance Vidas Secas, publicado originalmente em 1938, Graciliano Ramos comove o leitor ao mostrar-lhe a dura vida de Fabiano e de sua família, obrigados a se deslocar de tempos em tempos para áreas menos castigadas pela seca. O trecho a seguir mostra o sofrimento dessa família. Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da catinga rala. (RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. 83. ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Record, p. 9, 2001.) Que recurso Graciliano Ramos não se utiliza para mostrar o sofrimento de Fabiano e de sua família, fazendo o leitor também se comover:
Respostas
Em Vidas Secas, Graciliano Ramos faz uma crítica social ao abandono dos governantes para a região nordeste do país, como evidencias disto, em toda a obra mostra o sofrimento dos nordestinos com relação a seca e a fome.
Vidas secas e suas características
Em vidas secas, Graciliano conta a história de três personagens que faziam parte de uma família sertaneja, sendo assim, a obra critica o descaso dos governantes da época, uma vez que os sertanejos sofriam grande opressão, e humilhação do resto da população. Além disso, viviam na miséria, tanto social, quanto econômica.
Sendo assim, Graciliano Ramos utiliza de recursos para narrar a história e comover o leitor, como exemplo destes recursos estão os sinônimos de fome, e as evidências da seca.
Leia mais sobre Vidas Secas: https://brainly.com.br/tarefa/17041968
#SPJ1