• Matéria: História
  • Autor: naya3raisabia
  • Perguntado 9 anos atrás

Que fatores explicam o pioneirismo italiano no renascimento

Respostas

respondido por: DalPosso
45
Itália: o berço do Renascimento Cultural

A Itália é considerada o berço do Renascimento Cultural, pois foi em cidades como Gênova, Florença e Veneza que houve um grande desenvolvimento intelectual e artístico entre os séculos XV e XVI.

Motivos do pioneirismo italiano

O desenvolvimento do Renascimento na Itália foi favorecido pelo importante crescimento comercial e urbano que ocorreu em várias cidades do norte da Itália a partir do século XIV. Grandes mercadores italianos passaram a incentivar o desenvolvimento artístico, financiando vários artistas (principalmente pintores e escultores) italianos. Estes ricos comerciantes eram chamados de “mecenas” e o apoio que davam aos artistas ficou conhecido como mecenato.

Esta dinâmica burguesia italiana, sobretudo em Florença onde a família Médici deu grande incentivo às artes, foi muito importante para o desenvolvimento artístico renascentista.

Outro fato importante que fortaleceu o desenvolvimento artístico e cultural na Itália foi a ligação direta com o legado, principalmente o estilo artístico, greco-romano. Grande parte das características da arte grega e romana foi resgatada pelos artistas italianos na fase do Renascimento.
respondido por: eduardo2031a
22

Resposta:

Região mais rica e urbana da Europa (domínio do comércio no Mediterrâneo) e em situação de paz interna. 

• Foi o berço do Império Romano (centro da cultura clássica).

• Intenso contato com árabes e bizantinos (acesso a obras clássicas preservadas por esses povos).

• Prática do mecenato (patrocínio à cultura).

Explicação:

Espero Ter Ajudado XD

Perguntas similares