Podemos definir os carboidratos como poliidroxialdeídos, poliidroxicetonas ou substâncias que liberam esses compostos no processo de hidrólise. Os carboidratos são constituídos por moléculas de carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O) e, por isso, também são chamados de hidratos de carbono.
Os carboidratos apresentam diferentes funções nos organismos vivos. Destacam-se:
Função energética: Os carboidratos são utilizados pelas células para a produção de ATP, fornecendo energia para a realização das atividades celulares.
Função estrutural: Alguns carboidratos destacam-se por seu carácter estrutural. Esse é o caso da celulose, que é o principal componente da parede celular dos vegetais.
Função de reserva energética: Nos vegetais, o carboidrato de reserva é o amido; nos animais, o carboidrato de reserva é o glicogênio.
Fonte: https://www.biologianet.com/biologia-celular/carboidratos.htm.
De acordo com o texto, os carboidratos podem desempenhar várias funções no organismo animal, assim como em outros seres vivos.
De acordo com seu tamanho, os carboidratos podem ser classificados em:
I – Monossacarídeo.
II – Dissacarídeo.
III – Polissacarídeo.
Dessa forma, relacione a coluna anterior com as afirmativas abaixo.
( ) Carboidrato que apresenta dois monossacarídeos em sua composição. Temos como exemplo a sacarose e a lactose.
( ) Carboidratos grandes, formados por inúmeros carboidratos simples. São mais complexos, e podem ser encontrados no organismo humano em forma de glicogênio.
( ) Hidratos de carbono conhecidos como carboidratos simples. Um exemplo é a glicose, o principal carboidrato utilizado pelas células para produzir energia (ATP).
A sequência correta dessa classificação é:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II e III.
Alternativa 2:
II, I e III.
Alternativa 3:
II, III e I.
Alternativa 4:
III, II e I.
Alternativa 5:
III, I e II.
Respostas
Resposta:
Alternativa 3:
II, III e I.
Explicação:
Monossacarídeos: são as unidades mais simples de carboidratos e são constituídos por apenas uma unidade de poliidroxialdeídos ou cetonas. Podem ser classificados, de acordo com o número de átomos de carbono que possuem, em: triose (3 carbonos), tetrose (4 carbonos), pentose (5 carbonos), hexose (6 carbonos), heptose (7 carbonos) e octose (8 carbonos). Os dois monossacarídeos mais abundantes na natureza são a glicose e a frutose;
Oligossacarídeos: São monossacarídeos unidos por ligações glicosídicas e destacam-se por serem cadeias curtas. Como exemplo de oligossacarídeos, podemos citar a sacarose e a lactose. Esses dois carboidratos podem ser denominados também de dissacarídeos, pois são compostos por dois monossacarídeos;
Polissacarídeos: São monossacarídeos também unidos por ligação glicosídica, mas, diferentemente dos oligossacarídeos, apresentam milhares de monossacarídeos unidos. Considera-se polissacarídeo um carboidrato com mais de 20 unidades. Como exemplo de polissacarídeo, podemos citar a celulose, o amido e o glicogênio