• Matéria: Informática
  • Autor: phedropablo
  • Perguntado 3 anos atrás

Para o design de interfaces, devemos nos preocupar com diversos aspectos.
Imagine que você desenvolverá a página inicial do site de um programa para o Ministério da
Educação. Ele poderá ser acessado tanto na web quanto nos dispositivos móveis. Esse programa fará
o mapeamento de faculdades com cursos de tecnologia que existem no Brasil.
Alguns itens importantes e necessários nessa interface:
a) Login e senha
b) Cadastro
c) Uma parte visual, onde será colocado o mapa do Brasil e teremos o mapeamento de quantas
faculdades temos no estado, quais as cidades que as oferecem e se entrarmos na cidade,
poderemos ver quais são as faculdades naquele município.
PROJETO INTEGRADO
Faça uma pesquisa e descreva como você fará:
a) Como você desenhará essa página inicial,
b) Que técnicas poderemos trabalhar para desenvolver essa página e
c) Quais os aspectos importantes da criação dessa página, como usabilidade entre outros
d) Lembrando que deveremos desenvolver um protótipo dessa tela, como faremos isso?

Respostas

respondido por: arijuniorbh63
16

Resposta:

Resposta:

a) Uma tela inicial é o primeiro contato que os usuários veem quando iniciam um aplicativo ou site. É a oportunidade de construir a identidade de uma marca e mantém os usuários ocupados enquanto o aplicativo é carregado em segundo plano. Essa tela pode ser uma imagem, gráfico, logotipo ou animação, no caso proposto um mapa interativo.  

A tela inicial define o padrão do que seus usuários devem esperar quando começam a interagir com seu aplicativo como o Login e Senha. Receber os usuários e definir os cadastros necessários e as expectativas é muito importante porque, se os usuários perceberem seu aplicativo de forma positiva nas primeiras instâncias de interação com ele, certamente aqui o usuário define se teve uma experiência positiva.

b) Inicialmente vamos escolher uma técnica muito usada nas fazes iniciais e de aprendizagem que é a prototipagem que é uma técnica para construir uma versão rápida e aproximada de um sistema desejado ou partes desse sistema. O protótipo ilustra o sistema para usuários e designers. Isso permite que eles vejam falhas e inventem maneiras de melhorar o sistema. Ele serve como um veículo de comunicação para permitir que as pessoas que precisam do sistema revisem a interação proposta do usuário com o sistema. Para este propósito, é muito mais eficaz do que revisar as especificações do papel.

c)  Quanto aos aspectos importantes A usabilidade de um design depende de quão bem seus recursos acomodam as necessidades e contextos dos usuários. Portanto, a usabilidade do design deve conter estes elementos:

• Eficácia— Apoia os usuários na conclusão de ações com precisão.

• Eficiência — Os usuários podem executar tarefas rapidamente por meio do processo mais fácil.

• Engajamento — Os usuários acham agradável de usar e apropriado para seu setor/tema.

• Tolerância a erros —Suporta uma variedade de ações do usuário e só mostra um erro em situações errôneas genuínas.

Facilidade de Aprendizagem — Novos usuários podem atingir metas com facilidade e ainda mais facilmente em visitas futuras.

Quando os usuários encontram uma interface pela primeira vez, devem ser capazes de encontrar o caminho com facilidade suficiente para atingir os objetivos sem depender de fatores complexos em nosso caso deve conseguir navegar com facilidade em um mapa interativo capaz de identificar as faculdades que temos no estado, quais as cidades que as oferecem e se entrarmos na cidade, poderemos ver quais são as faculdades naquele município com um simples comando.

Explicação:

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