Em muitas das escolas brasileiras, o fracasso escolar anuncia que algo preocupante tem acontecido, quando se trata do enfrentamento da problemática em crianças em idade escolar. Esta dificuldade, entre outras consequências, tem ocasionado uma séria tendência em diagnosticar as dificuldades escolares e comportamentos tidos como “inadequados socialmente” de muitas crianças como sendo de ordem biológica, o que atualmente é denominado pelo meio acadêmico como medicalização do fracasso escolar.
ALVARENGA, R. A. A medicalização do fracasso escolar nos anos iniciais do ensino fundamental. Universidade Federal de Goiás Regional Catalão – GO - Programa de pós – Graduação em Educação – PPGEDUC, 2017. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/7478/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20Rejane%20Abadia%20de%20Alvarenga%20-%202017.pdfLinks para um site externo.
Leia as afirmações a seguir:
I- O quadro atual aponta para um crescente e intenso processo de patologização da criança, sobretudo no âmbito escolar, tendo como foco central de intervenção o uso da medicação, que vem sendo bem aceito, principalmente com relação aos quadros de patologias infantis.
II- Pode-se notar a intensificação desse movimento social de patologização e medicalização de questões infantis justificada pelas dificuldades escolares apresentadas pelas crianças, associadas a comportamentos considerados impróprios ou anormais.
III- Levando-se em consideração os diagnósticos realizados para a população infantil, faz-se necessário produzir uma reflexão a respeito das possíveis consequências em se buscar classificar e organizar os comportamentos apresentados pelas crianças, descritas por familiares e/ou professores como um mero transtorno, desconsiderando a existência de outros fatores e situações que possam associar-se a essas manifestações , tais como questões subjetivas, o contexto no qual elas se inserem, e as próprias características do desenvolvimento da criança, não sendo incomum encontrar situações nas quais questões normais do desenvolvimento passam a ser consideradas patológicas.
IV- Pensar o sofrimento psíquico infantil enquanto uma falha na estruturação psíquica significa compreender que o processo de desenvolvimento infantil segue por vias diferentes das esperadas dentro de um padrão.
V- A participação da Psicologia na modernidade também contribuiu para o fortalecimento do discurso científico sobre a infância, sobretudo de uma infância adoecida, baseada nos padrões de medidas e mensurações de condutas e aptidões, em conceitos como anormalidade, defasagem e incapacidade e de uma visão centrada nas ideias de patologização infantil.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a.
Apenas II e IV.
b.
Apenas I, II, III e V.
c.
I, II, III, IV e V.
d.
Apenas II, III e V.
e.
Apenas I, IV e V.
samircris007:
I , II , III, IV e V
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
c.
I, II, III, IV e V.
Explicação:
respondido por:
0
Resposta:
c. I, II, III, IV e V.
Explicação:
Todas estão corretas.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás