Qual a probabilidade de um casal formado por um homem sangue O- (iirr) e uma mulher sangue AB+ (IAIBRR) terem um filho O+? * 2 puntos A) 0%. B) 25%. C) 50%. D) 75%. E) 100%.
Respostas
Resposta:
A
Explicação:
O alelo que manifesta o sangue do tipo O é recessivo, enquanto os que manifestam os tipos A e B são co-dominantes. Então, para que a criança tenha sangue tipo O ambos seus pais precisam ter apenas o alelo recessivo (i), um caso que é encontrado apenas em pessoas com o tipo sanguíneo O. Então, como a mãe é do tipo sanguíneo AB, não será possível ter uma criança do tipo sanguíneo O.
A alternativa correta é a alternativa A pois a probabilidade de um casal onde o homem é O- e a mulher é AB+ ter um filho O+ é de 0% pois para que isso ocorra é necessário que ambos sejam do tipo O.
Porque um homem O- e uma mulher AB+ não podem ter um filho O+?
O sistema sanguíneo ABOO sangue tipo O manifesta alelos recessivos (iirr), enquanto, os tipos sanguíneos A e B são co-dominantes.
Sendo assim, para que um casal tenha um filho tipo O, eles precisam ser apenas do tipo sanguíneo O, ou seja, ambos precisam ter apenas alelos recessivos.
Para saber mais sobre consaguinidade acesse https://brainly.com.br/tarefa/919556.
#SPJ2