Piaget apresenta à sua filha Jacqueline (18 meses) uma corrente e uma caixa de fósforo. Ele manuseia a caixa várias vezes, de modo que ela possa acompanhar todos os movimentos: abre, fecha, coloca a corrente dentro da caixa, fecha e a entrega á filha. Jacqueline pega a caixa, chacoalha, tenta abrir para retirar a corrente, mas não consegue, olha para o pai e, sem expressar uma linguagem oral ( uma vez que se encontram em processo de aquisição de linguagem), abre e fecha a boca, representando o movimento de abrir e fechar a caixa, como forma de comunicação.
De acordo com os estudos piagetianos, qual é a capacidade expressa por Jacqueline nessa situcao ?
Respostas
Resposta:
Explicação:
capacidade de representação
Segundo os estudos piagetianos sobre o desenvolvimento humano, a capacidade expressa por Jacqueline nessa situação é:
- Capacidade de representação.
Desenvolvimento Humano: segundo Piaget
Sensório-Motor: Início do Simbolismo (18 a 24 Meses), podemos dizer que, nesse período, a criança também se desenvolve, mas sem depender da experimentação: fase de transição, transição da ação para a representação (imaginar eventos).
Ou seja, deixa tentativas de tentativa e erro para antecipar eventos, combinando ações mentais em vez de ações físicas. Podemos dizer que é a passagem da ação explícita à representação mental e ao aparecimento da linguagem.
Ou seja, ele passa a pensar e planejar suas ações, ainda que de forma mais rudimentar.
Para Piaget “nesta fase os afetos e sentimentos tornam-se um fator na escolha do que fazer e do que não fazer”.
Saiba mais sobre Desenvolvimento Humano: segundo Piaget em: https://brainly.com.br/tarefa/40560627
#SPJ2