A avaliação laboratorial da hemostasia é de fundamental importância para verificar a presença de distúrbios relacionados com a presença de doenças hemorrágicas, trombóticas e orientar em relação à monitorização terapêutica.
O objetivo da avaliação laboratorial da coagulação sanguínea é identificar as causas e definir a intensidade do defeito da hemostasia, responsável tanto por doenças hemorrágicas como trombóticas, além de ser útil na monitorização de terapêutica antitrombótica.
Analise o caso a seguir:
Paciente do sexo feminino, 41 anos, procura a Unidade Básica de Saúde de sua cidade relatando que o sangramento proveniente da sua menstruação está atipicamente intenso. Além disso, a paciente queixa-se de sangramento nasal e das gengivas recorrente. Foi solicitado hemograma da paciente onde constatou-se anemia normocítica e normocrômica, contagem normal de plaquetas e, quanto aos testes de triagem de coagulação, o Tempo de Tromboplastina Parcial ativada - TTPa apresentou resultados normais e o Tempo de Atividade de Protrombina - TAP apresentou-se prolongado.
Assinale a alternativa que identifica adequadamente o possível diagnóstico para o caso clínico relatado.
Escolha uma:
a.
Deficiência de Vitamina K.
b.
Coagulação Intravascular Disseminada (CIVD).
c.
Púrpura Plaquetária.
d.
Doença de Von Willebrand (DVW).
e.
Hemofilia A.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
A. Deficiência de vitamina K
Explicação:
respondido por:
2
Resposta:
A. Deficiência de vitamina K
Explicação:
ava
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás