Por muito tempo, o consumo excessivo foi estimulado por muitas empresas em suas estratégias de marketing e publicidade. Buscava-se que os indivíduos comprassem produtos e serviços apenas visando ao lucro das organizações. No entanto, à medida que os consumidores se tornaram mais informados sobre a realidade ao seu redor por meio das tecnologias digitais, eles passaram a demandar um posicionamento mais ético e socioambientalmente comprometido por parte das corporações.
Desse modo, empresas e marcas vêm promovendo novas formas de consumo mais éticas e preocupadas com a construção de valores e proximidade com seus públicos, como é o caso da inclusão de pessoas negras, que, por muito tempo, foram ignoradas pelas campanhas de comunicação.
Considere a situação a seguir.
Nessa situação, como você pode atuar para promover a campanha de comunicação para incluir as mulheres negras e aumentar a representatividade delas na cidade de Salvador e em outras cidades baianas?
Respostas
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Em primeiro lugar, juntamente à direção da empresa, o profissional de comunicação deve fazer uma análise da situação de Salvador e das demais cidades baianas em que a empresa de cosméticos e as mulheres negras estão inseridas. Deve-se identificar qual é a rede social digital em que as mulheres negras estão mais presentes, a fim de direcionar as ações da empresa, por quais assuntos sobre beleza e autocuidado elas se interessam (se elas se preocupam mais com cabelo, maquiagem, corpo, etc.) e quais são as suas maiores dificuldades nessa área (em relação ao acesso aos produtos, como utilizá-los, etc.), a fim de entender como definir e aumentar a representatividade das mulheres negras nesse mercado.
Em segundo lugar, deve-se definir o posicionamento e a estratégia que o responsável irá adotar (se desenvolverá ações para valorizar a beleza afrodescendente, com estratégias de representação, como a inserção de modelos em suas campanhas de comunicação, etc.) com base na análise dos interesses das mulheres baianas negras realizada na etapa anterior. Em seguida, deve-se desenvolver o planejamento da campanha digital para promover a valorização dessas mulheres pela empresa de cosméticos.
Em terceiro lugar, deve-se executar a campanha de comunicação digital na rede social mais utilizada pelo público feminino negro por meio de conteúdos que promovam a valorização dessas mulheres pela empresa em relação à beleza e ao autocuidado. Recomenda-se, também, monitorar as publicações realizadas na rede social digital por meio do monitoramento do engajamento dessas mulheres, por meio de curtidas, compartilhamentos, respostas, etc. Se for identificado algum erro ou desvio nas publicações da empresa de cosméticos em relação ao seu planejamento da campanha digital, como o interesse pelas publicações, deve-se verificar o motivo e tentar corrigi-lo o quanto antes.
Por último, deve-se avaliar se a campanha de comunicação da empresa de cosméticos conseguiu incluir e aumentar a representatividade das mulheres baianas negras por meio da mensuração dos resultados. Além disso, deve-se ajustar o que não deu certo nessa campanha para o próximo plano de comunicação digital.
Explicação: