• Matéria: História
  • Autor: bebel07araujo
  • Perguntado 3 anos atrás

1)
Parar no sinal vermelho. Usar roupas. Rezar antes das refeições. Tomar banho diariamente. Todas essas ações cotidianas, aparentemente banais, foram abordadas pela sociologia proposta por Émile Durkheim (1858-1917) de maneira científica.
Todas essas ações para Durkheim são consideradas corretamente como:
Alternativas:
a)
Ações sociais.
b)
Coletivas.
c)
Individuais.
d)
Fatos sociais.
Alternativa assinalada
e)
Imutáveis.
2)
O comportamento social foi um dos temas abordados com mais profundidade pelos teóricos primários da sociologia, já que havia, nestes estudos iniciais, uma preocupação em compreender e explicar de maneira científica o modo como as sociedades se portavam em momentos históricos distintos – seja no passado ou no presente – e, se possível, prever como elas reagiriam diante da realidade.A partir disso, qual alternativa a seguir explica corretamente a racionalidade na visão weberiana?
Alternativas:
a)
Segundo Weber, na modernidade, a pessoa tende a agir de maneira muito mais objetiva e racional. Já nas sociedades pré-modernas, em que dogmas religiosos inundavam toda vida social, os indivíduos tendem a agir motivados pela tradição e pelas emoções.
Alternativa assinalada
b)
Para Weber nas sociedades pré-modernas e modernas há a inexistência tanto da razão quanto dos dogmas.
c)
Segundo Weber, na modernidade, a pessoa tende a agir muito mais com relação a dogmas, crenças e fundada em emoções e tradições. Já nas sociedades pré-modernas age de forma mais racional, voltada aos objetivos.
d)
Weber estabeleceu que, independentemente do tipo de sociedade que analisemos, não há distinção básica entre razão e racionalidade.
e)
Weber elabora uma concepção revelando que nas sociedades antigas há a inexistência da razão e, nas modernas, a inexistência das emoções.
3)
(UFUB, 2005 - Adaptada) O surgimento da sociologia foi propiciado pela necessidade de:
Alternativas:
a)
Através de rituais, condicionar o indivíduo a agir segundo ensinamentos transmitidos pelos deuses.
b)
Considerar os fenômenos sociais como propriedade de forças transcendentais.
c)
Observar, medir e comprovar as regras que tornassem possível, através da razão, prever os fenômenos sociais.
Alternativa assinalada
d)
Manter a interpretação mágica da realidade como patrimônio de um restrito grupo de sacerdotes.
e)
Conservar e assegurar uma estrutura de pensamento mítica para a explicação do mundo.
4)
(ENADE, 2005 – Adaptada) “A respeito dos estudos comparativos, a resposta de Weber foi a elaboração de “tipos ideais”, que constituem um dispositivo generalizante, um modelo heurístico, sobre o qual era possível aplicar a comparação. Nas suas explicações históricas comparadas, Weber rejeita sempre a hipótese de leis ou de monocausalidade; ele pensa, portanto, que um evento pode ter diversas causas e que conjuntos diversos de causas podem ter o mesmo efeito. A validade das comparações em Weber provém das suas construções empíricas dos processos de indução e de introspecção mais do que de uma verificação causal de hipóteses.
Paola Rebughini. A comparação qualitativa de objetos complexos e o efeito da reflexividade. In: Alberto Melluci (org.) Por uma sociologia reflexiva: pesquisa qualitativa e cultura. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 242 (com adaptações).”
A partir do fragmento de texto, avalie as seguintes afirmações:
I. Os “tipos ideais” foram elaborados através de estudos comparativos.
II. Para Weber, não há monocausalidade: um evento pode ter diversas causas, e conjuntos diversos de causas podem ter o mesmo efeito.
III. A comparação não é essencial para a construção dos “tipos ideais”.
IV. Os “tipos ideais” não permitem uma explicação histórica.
Estão corretas somente as afirmativas:
Alternativas:
a)
I e II.
Alternativa assinalada
b)
I e IV.
c)
II, III e IV.
d)
II e IV.
e)
I, II e III.

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