6 -Texto II
Capítulo III
O fundador da minha família foi um certo Damião Cubas, que floresceu na primeira metade do século XVIII. Era tanoeiro de oficio, natural do Rio de Janeiro, onde teria morrido na penúria e na obscuridade, se somente exercesse a tanoaria. Mas não; fez-se lavrador, plantou, colheu, permutou o seu produto por boas e honradas patacas, até que morreu, deixando grosso cabedal a um filho licenciado Luís Cubas. Neste rapaz é que verdadeiramente começa a série de meus avós que a minha família sempre confessou, -- porque o Damião Cubas era afinal de contas um tanoeiro e talvez mau tanoeiro, ao passo que o Luís Cubas estudou em Coimbra, primou no Estado, e foi um dos amigos particulares do vice-rei Conde da Cunha.
Memórias Póstumas de Brás Cubas
Machado de Assis
Vocabulário:
Cabedal: Fundo de dinheiro, capital, pele curtida para calçado.
Tanoeiro: faz ou conserta pipas, cubas, barris.
Questão 06 - Interpretar um texto é compreender as idéias do autor, descobrir o que se esconde por trás da mensagem, significa depreender os valores que são definidos, por quem os propõe. Considerando o texto II, marque a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a.
De acordo com este texto, verifica-se que Brás Cubas não tinha família.
b.
No trecho: “O fundador da minha família foi um certo Damião Cubas que floresceu na primeira metade do século XVIII”, este trecho pode ser alterado sem mudança de significado por “A origem da minha família foi de um certo Damião Cubas que nasceu na primeira metade do século XVIII”
c.
Segundo Brás Cubas Damião Cubas exerceu somente a profissão de tanoeiro.
d.
Ainda segundo o narrador, se Damião Cubas tivesse exercido outra profissão, ele teria morrido em melhores condições.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
d
Explicação:
sim se tivesse outra profissão teria morrido melhor
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás