A hidrólise da sulfacetamida segue cinética de primeira ordem com constante de velocidade 9,0 x 10-6 /seg, a 120°C. Considerando uma concentração inicial 0,5 mol/L, marque a opção que representa o tempo de meia-vida e a concentração de sulfacetamida após 3 horas.
77s e 0,454mol/L
77000s e 0,454mol/L
77000s e 0,654mol/L
777s e 0,454mol/L
7700s e 0,454mol/L
Respostas
A partir dos dados fornecidos pelo problema, podemos concluir que o valor do tempo de meia-vida e da concentração de sulfacetamida é igual a 77.000 s é 0,454mol/L . E para chegar a essa conclusão tivemos que usar a lei da velocidade de 1 ordem.
- E qual é essa fórmula?
A lei de velocidade para uma reação de primeira ordem tem a fórmula:
Para usar esta equação para uma reação de primeira ordem devemos separar as variáveis e colocá-las do mesmo lado. Quando estes são separados devem usar a integral indefinida em ambas as partes.
Então esta equação será a que vamos usar para resolver este problema.
O problema menciona que a hidrólise dá sulfacetamida seguindo uma cinética de primeira ordem com uma constante de velocidade de , a 120°C e aqui devemos considerar que a concentração inicial é igual a 0,5 mol/L considerando tudo isso , ele nos pede para calcular a concentração logo após 3 horas e o tempo de meia-vida.
Primeiro o que vamos fazer é encontrar a concentração da sulfacetamida há apenas 3 horas, para encontrar essa concentração vamos usar a fórmula que já estará integrada. Mas antes de usar esta fórmula vamos despejar a variável [A], pois essa variável representa a concentração logo após um tempo.
- Resolvendo na fórmula para [A]:
Antes de usar esta fórmula vamos mudar as unidades para unidades S.I, para obter um resultado mais exato. Vamos converter o tempo que está em horas para segundos.
- Lembre-se que 1 hora tem 3.600 segundos.
Uma vez que vai mudar as unidades podemos usar a fórmula que tentamos resolver para a variável [A], substituímos nossos dados por esta fórmula:
Como já encontramos a concentração, acabamos de terminar um tempo de 3 horas, podemos agora proceder ao cálculo do tempo de meia-vida.
Agora vamos lembrar que o tempo de meia-vida, o tempo meia-vida é o tempo que leva para a concentração de um fármaco diminuir para metade do seu valor inicial. Para calcular seu valor é necessário substituir o valor da concentração por 1/2 mol/L, se fizermos isso em nosso problema obtemos:
Assim, tendo feito os cálculos, concluímos que a alternativa 2 é a correta.
Veja mais sobre o assunto de cinética química nos links a seguir:
https://brainly.com.br/tarefa/19292864
https://brainly.com.br/tarefa/24971744
https://brainly.com.br/tarefa/10684177
Bons estudos e espero que te ajude :D
Dúvidas? Comente