Respostas
Resposta:
O sistema plantation, ou seja, exploratório, visava em seu cerne, mandar toda e qualquer matéria-prima rentável para a metrópole com menor custo de exportação e retirada possível.
Nesse sistema, atribui-se o uso da mão de obra escrava, tanto africana, quanto indígena, causando uma marginalização e preconceito da população que tenha traços aparentes afrobrasileiros e indígenas.
Destarte, é importante salientar, que tanto o sociólogo Gilberto Freyre, quanto Sergio Buarque de Hollanda, em suas obras que avaliavam o surgimento do povo brasileiro e do desenvolvimento do território, notaram, que esse processo se seguiu pela iniciativa privada. O governo português por não encontrar em seu início jazidas grandes de pedras preciosas e ouro, como o que aconteceu na américa espanhola, criou o sistema das capitanias hereditárias, deixando a colonização a serviço privado.
Sendo assim, tanto de maneira na estruta social, tanto no meio ambiente e o solo brasileiro, sofreram terrivelmente com esse sistema.