O termo displasia é utilizado para indicar que as células epiteliais sofreram proliferação um tanto irregular ou algo atípico, como resposta a irritação ou inflamação crônica. O comitê de nomenclatura da Academia Internacional de Citologia, aceitando a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), diferencia três tipos: displasia leve, displasia moderada e displasia acentuada; assim, respectivamente, são alterações das displasias:
a. Aparece principalmente em células intermediárias e parabasais; membrana nuclear lisa e uniformemente espessada; evidência do nucléolo.
b. Distribuição de células isoladas ou em pequenos grupos; membrana nuclear lisa; evidência do nucléolo.
c. Membrana nuclear lisa; evidência ou não de nucléolo; cromatina em arranjos homogêneos e densos com aspecto de vidro fosco, margens nucleares em noz moscada.
d. Citoplasma mais bem preservado e de volume um pouco maior; células mais agrupadas do que isoladas; coloração frequentemente cianófila.
e. Cromatina grosseira e irregular; evidência do nucléolo; cromatina em arranjos homogêneos e densos com aspecto de vidro fosco, margens nucleares em noz moscada.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
b
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
88993768️⃣2️⃣5️⃣5️⃣