• Matéria: Sociologia
  • Autor: marianalima19081997
  • Perguntado 3 anos atrás

Para Bauman (1999) o processo de globalização interliga as economias e mercados, de modo que é difícil para os Estados tomarem determinadas atitudes sem se adequarem a uma conjuntura internacional mais ampla. "Em poucas palavras: ninguém parece estar no controle agora. Pior ainda não está claro o que seria, nas circunstâncias atuais, ter o controle. Como antes, todas as iniciativas e ações de ordenação são locais e orientadas para questões específicas; mas não há mais uma localidade com arrogância bastante para falar em nome da humanidade como um todo ou para ser ouvida e obedecida pela humanidade ao se pronunciar. Nem há uma questão única que possa captar e teleguiar a totalidade dos assuntos mundiais e impor a concordância global". (BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999).

Com base no texto apresentado conclui-se que


A)A perda de referências das Nações-estado em um mundo com fronteiras cada vez mais porosas é importante na globalização.


B)a noção de globalização está mais vinculada hoje aos efeitos globais positivos.


C)a globalização aponta para a ausência de um centro, tornando o mundo de fato mais igualitário em termos de hierarquia.


D)o processo de globalização subordinou a política à economia.


E)há referência das Nações-estado como elemento central na ordenação política do mundo.

Respostas

respondido por: joaopaulooas
3

A alternativa correta sobre o pensamento de Zygmunt Bauman sobre a globalização é a letra E, haja vista que ele defendia a tese de que os Estados-nações eram os responsáveis pela mudança na política mundial.

Quem é e qual o pensamento de Zygmunt Bauman?

Zygmunt Bauman é um filósofo, sociólogo, professor e escritor polonês, que dedicou a sua vida para o estudo dos comportamentos da sociedade.

Nesses estudos, o pensador conseguiu formar uma das teorias mais usadas no século: Modernidade Líquida.

Essa modernidade diz respeito a característica da sociedade atual de liquidez, ou seja, que nada foi feito para durar, desde os produtos comercializáveis até as relações sociais.

Aprenda mais sobre Zygmunt Bauman aqui: brainly.com.br/tarefa/20836918

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares