Estudos farmacoeconômicos têm vários clientes potenciais, cada qual com seu próprio interesse. Assinale a alternativa que vincula incorretamente o “cliente” ao “interesse” (ou objetivo).
Escolha uma opção:
a. A medicina, de modo geral, ganha com o melhor conhecimento da relação custo-benefício dos medicamentos, pois assim podem fazer escolhas mais racionais em cada caso clínico.
b. A relação médico-paciente aproveita os achados em termos de qualidade de vida na escolha do tratamento que melhor se adapta às possibilidades do paciente.
c. Governos utilizam a farmacoeconomia como ferramenta para ajustar orçamentos públicos em saúde.
d. Hospitais públicos dispensam os achados farmacoeconômicos, pois na constituição de seu formulário de medicamentos (medicamentos disponíveis) o custo de um medicamento não é importante.
e. Indústrias de medicamentos inovadores procuram provar que seus lançamentos, mesmo quando são bem mais caros, propiciam ganhos econômicos em outros aspectos do tratamento do paciente, que os tornam vantajosos.
raissapalmerimdepalm:
quero mais detalhes
Respostas
respondido por:
1
Sabendo da importância dos estudos farmacoeconômicos, pode-se afirmar que os hospitais públicos necessitam dessas pesquisas pois a constituição de seu formulário de medicamentos está diretamente relacionado com o custo de determinados fármacos. Portanto, a alternativa incorreta é a opção D).
O que é farmacoeconomia?
Pode-se definir a farmacoeconomia como a aplicação de conhecimentos da economia no estudo de viabilidade dos medicamentos, a fim de otimizar os gastos financeiros utilizados no tratamento de determinado paciente. Há várias classificações de estudos, mas destaca-se:
- Estudos de minimização de custos
- Estudos de Custo-benefício
- Estudos de Custo-efetividade
Saiba mais sobre fármacos em: brainly.com.br/tarefa/23161905
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás