Considerando os conceitos de etnocentrismo e relativismo cultural, analise o excerto a seguir.
“Os índios andam nus sem nenhuma cobertura. Vivem em aldeias com 7 ou 8 casas. Cada casa está cheia de gente e nela cada um tem sua rede de dormir armada. Não há, entre eles, nenhum rei, nem justiça, somente em cada aldeia tem um principal, que é como capitão, ao qual os demais obedecem por vontade, e não por força. (...) Este principal tem três ou quatro mulheres (...). Não adoram coisa alguma nem acreditam que há depois da morte glória para os bons, e pena para os maus. Assim, vivem bestialmente sem ter conta, nem peso, nem medida.” (GANDAVO, P. M. Tratado de Terra do Brasil. Séc. XVI)
A partir da análise do excerto e sua relação com os conceitos de etnocentrismo e relativismo cultural, é correto afirmar que:
A.
O excerto apresenta uma situação de relativismo cultural, uma vez que apenas apresenta os elementos da cultura indígena.
B.
O excerto apresenta uma situação de etnocentrismo cultural, uma vez que, ao descrever aspectos da cultura indígena, está emitindo julgamentos acerca daquela cultura com base na cultura do autor.
C.
O excerto trata de uma situação de relativismo moral, pois o autor apresenta os fatos sem avaliar e deliberar acerca das práticas culturais dos índios.
D.
No excerto, é empregado o relativismo cultural como método, não emitindo qualquer juízo de valor ao descrever a cultura indígena.
E.
O excerto trata de uma situação de etnocentrismo e relativismo cultural, pois, embora emita juízos de valor, o autor não o faz com base em sua cultura.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
B
Explicação:
O etnocentrismo é a tendência a observar o mundo desde a perspectiva particular do povo e cultura a que se pertence.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás