Respostas
Resposta:
Movimento que surgiu no inicio do século XX na França, que valorizava as formas geométricas. O marco para o surgimento do cubismo foi em 1907, com a tela Les Demoiselles d'Avignon (As damas d'Avignon), do pintor espanhol Pablo Picasso.
Ele valoriza as formas em suas três dimensões, predominando as linhas retas, modeladas basicamente por cubos e cilindros, dada a geometrização das formas e volumes.
Características principais: geometrização das formas e volumes, renúncia à perspectiva, composição em duas dimensões, o claro-escuro perde sua função, representação do volume colorido sobre superfícies planas, preferência pelas linha cortadas, cruzadas e sensação de pintura escultórica.
É uma arte que quer extrair o melhor da natureza na forma da criatividade, logo não é algo pronto, não é a preferência pelo contorno, Georges Braque afirmou: ''não se imita aquilo que se quer criar''.
Teve três fases: cézanniana (1907 a 1909), analítica (1910 a 1912) e sintética (1913 a 1914). A primeira é a fase inicial marcada pelas características das obras de Paul Cézanne. A segunda se caracteriza pela maior abstração e tem mais utilização de formas geométricas.
Já na última teve-se muitas reconstruções das imagens, dando maior sentido, também teve-se menos abstração
Principais artistas: Pablo Picasso (1881-1973); Georges Braque (1882-1963); Juan Gris (1887-1927); Fernand Léger (1881-1955); Diego Rivera (1886-1957).
Quanto ao Brasil: o movimento ganhou força após a Semana da Arte Moderna de 1922, contudo os artistas não expressaram totalmente esse movimento, mas se inspiraram e colocaram em suas obras. A representante mais forte do cubismo brasileiro foi Tarsila do Amaral. Outros cubistas de destaque foram Anita Malfatti, Vicente do Rego Monteiro, Antonio Gomide, Candido Portinari e Di Cavalcanti.
Explicação: