PERGUNTA 1
Gérard Genette foi um grande crítico literário francês, de linha estruturalista, que elaborou alguns postulados importantes para o campo da narratologia. Com a publicação da revista Comunits nº 8, e das obras...
F, F, V, V.
V, F, V, F.
V, F, F, V.
F, V, V, F.
V, V, F, V.
PERGUNTA 2
A narratologia é um campo científico responsável pelos estudos de obras literárias de caráter narrativo, sendo elas escritas ou orais. Ao longo do tempo, muitos pesquisadores desenvolveram técnicas, ferramentas e procedimentos, tanto conceituais, como teóricos, para a análise de textos literários.
a) Compreender tais procedimentos e palavras nos leva ao aprofundamento do estudo da obra. De forma mais descritiva, torna-se possível estabelecer modos de investigação, principalmente quando se utiliza apenas uma obra.
b) Compreender tais procedimentos e conceitos nos leva ao aprofundamento do estudo da obra. De forma mais objetiva, torna-se possível estabelecer critérios de investigação, principalmente quando se utiliza mais de um autor ou mais de uma obra.
C) Compreender tais procedimentos e palavras nos leva ao distanciamento do estudo da obra. De forma mais superficial, torna-se possível estabelecer critérios de investigação, principalmente quando se utiliza mais de uma obra.
D) Compreender tais procedimentos possibilita o distanciamento do estudo de obra, principalmente quando se utiliza apenas um autor.
E) Compreender os níveis narrativos possibilita o aprofundamento do estudo de uma única obra.
PERGUNTA 3
“A presença de verbos na primeira pessoa num texto narrativo pode, pois, reenviar para duas situações muito diferentes, que a gramática confunde mas a análise narrativa deve distinguir.” (GENETTE, 1195, p. 243)
Em substituição ao narrador em primeira e __________ pessoa, Genette propõe os conceitos de __________ e ___________, respectivamente. Assim, o narrador é tomado a partir de sua __________ na diegese e ao ________ narrativo a que pertence.
A) Segunda; Heterodiegético; Homodiegético; Inserção; Texto
B) Segunda; Homodiegético; Heterodiegético; Postura; Texto
C) Terceira; Heterodiegético; Homodiegético; Postura; Nível
D) Terceira; Homodiegético; Heterodiegético; Inserção; Nível
E) Terceira; Heterodiegético; Homodiegético; Inserção; Nível
PERGUNTA 4
Desde a Grécia antiga,tem-se estudos sobre a narrativa. Os filósofos Aristóteles e Platão, por exemplo, atribuíam a ela um valor representativo acerca da realidade e, por conseguinte, um caráter inferior. Com o passar do tempo, muitos estudiosos se detiveram nessa investigação, nesse sentido, destaca-se o autor Gérard Genette, que subverteu e problematizou ...
A) Genette, em oposição ao caráter representativo literário, tirou a narrativa do campo da mimesis e a inseriu no campo da diegesis.
B) Genette, em oposição ao caráter ficcional, tirou a narrativa do campo da diegesis e a inseriu no campo da mimesis.
C) Genette, em oposição ao caráter ficcional, tirou a narrativa do campo da mimesis e a inseriu no campo da diegesis.
D) Genette, em oposição ao caráter representativo, tirou a narrativa do campo da diegesis e a inseriu no campo da mimesis.
E) Genette, em oposição ao caráter literário, inseriu narrativa tanto no campo da mimesis quanto no campo da diegesis.
PERGUNTA 5
A narratologia foi, por muito tempo, sustentada por estudos e análises de textos literários que marcavam a classificação do narrador através de suportes gramaticais. Entretanto, assim como ressalta Genette (1995), dentro de uma narrativa, há diversas posições e maneiras que o narrador pode assumir, nesse sentido, a gramática torna-se insustentável enquanto instrumento de análise. Além das novas proposições de Genette para observar a relação do narrador com a história, temos as contribuições de Schmid (2010), o qual se debruçou sobre a formulação de critérios que permitem apurar de maneira mais precisa o modo como o narrador se insere na história e quais os níveis ele pode ocupar na narrativa. Abaixo há dois diferentes trechos da história Aprendizagem ou o livro dos prazeres de Clarice Lispector, publicado no ano de 1969. A partir das contribuições dos teóricos citados acima, assinale alternativa que indica a inserção ou não do narrador da história e a posição que ocupa nos trechos destacados abaixo.
A) Em ambos os trechos o narrador não insere-se na história, mas assume o ponto de vista do personagem.
B) No trecho 1 o narrador insere-se na história e assume o ponto de vista do personagem. No trecho 2 o narrador não insere-se na história, mas assume o ponto de vista do personagem.
C) Em ambos os trechos o narrador não insere-se na história e, por isso, não assume o ponto de vista do personagem.
D) Em ambos os trechos o narrador insere-se na história para assumir o ponto de vista do personagem
E) No trecho 1 o narrador não insere-se na história, mas assume o ponto de vista da personagem. No trecho 2 o narrador insere-se na história e assume o ponto de vista do personagem.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
2- B e 5-A, as outras questões eu errei
Aprenderparaensinar:
Deuxa as resposatas erradas em parentese, pois saberemos quais estao erradas
respondido por:
2
Pergunta 1
Resposta: B - V, F,V,F
Pergunta 2
Resposta:
B - Compreender tais procedimentos e conceitos nos leva ao aprofundamento do estudo da obra. De forma mais objetiva, torna-se possível estabelecer critérios de investigação, principalmente quando se utiliza mais de um autor ou mais de uma obra.
Pergunta 3
Resposta:
E - Terceira; Heterodiegético; Homodiegético; Inserção; Nível
Pergunta 4
Resposta:
A - Genette, em oposição ao caráter representativo literário, tirou a narrativa do campo da mimesis e a inseriu no campo da diegesis.
Pergunta 5
Resposta:
A - Em ambos os trechos o narrador não insere-se na história, mas assume o ponto de vista do personagem.
Respostas corretas, pois tirei 10.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás