Souza (1994) estabelece que os efeitos fisiológicos e psicológicos provocados pelos exercícios físicos, como o aumento de endorfina e de catecolamina, são provocados por neurotransmissores produzidos pelo corpo em quantidade aumentada no Sistema Nervoso Central. Eles poderiam ser formas de reverter tendências depressivas, proporcionando sensação de bem-estar físico e psíquico. Quando se trata do tema “inclusão”, a educação física faz frente à prática para que pessoas com deficiência possam participar de eventos desportivos e ter as tendências depressivas diminuídas ou até mesmo extintas. Com isso, deve-se ter em mente que o objetivo maior da atividade física é que a criança atinja um desempenho mínimo dentro de suas limitações, buscando, assim, vários benefícios.
A educação psicomotora é o "ponto de partida" para o processo de aprendizagem da criança. A escola e o professor, principalmente nos primeiros anos, têm um papel importante, por influenciar diretamente no desenvolvimento do aluno. No que diz respeito à aptidão física, os profissionais, o lazer e os jogos podem estimular vários aspectos da criança, como o motor, o social, o cognitivo e o afetivo. O objetivo principal da educação psicomotora não se limita ao conhecimento das crianças sobre a visão do seu corpo e ao seu conteúdo, mas sim foca na descoberta de todos os sistemas corporais, na formação de uma unidade organizada e no instrumento de relação com a realidade.
Contudo, quando se fala em atividade física para pessoas com deficiência, é necessário atentar-se e conhecer bem qual é a deficiência dos alunos e as características fisiopatológicas para que não haja lesão ou sobrecarga que poderia levá-los à morte. Sendo assim, conhecer a deficiência ajuda a programar atividades personalizadas para cada tipo de deficiência, a fim de não trazer prejuízos físicos.
Descrição da imagem não disponívelDiante desse desafio, proponha um plano de aula de educação física para a turma do infantil III, com 20 alunos, sendo que um menino tem síndrome de Down.
Respostas
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Sugestão de plano de aula:
Turma: Infantil III.
Idade dos alunos: 5 anos.
Alunos na turma: 20.
Alunos com síndrome de Down: 01.
Turno: manhã.
Tempo de aula: 50 minutos.
Tema da aula: atletismo (corrida com obstáculos).
Observações importantes: na turma, há um aluno com síndrome de Down (SD). Verificar se o aluno com SD tem liberação médica para atividade física, qual a intensidade liberada para ele e verificar uma possível cirurgia cardíaca.
Objetivos: desenvolver habilidades motoras amplas, melhorar a autoestima, a autovalorização, o bem-estar físico e mental e prevenir enfermidades secundárias.
Habilidades: correr, pular, agachar.
Atividades: corrida em local plano com circuito reto e circular com obstáculos de três níveis. Deve- se atentar se os obstáculos são excessivos ao aluno com SD.
Recursos: quadra, cones, bambolês, bastões de madeira.