• Matéria: Psicologia
  • Autor: gabwlla
  • Perguntado 3 anos atrás

Eis finalmente, em toda a sua clareza, o que nós, com todas as precedentes argumentações, entendemos por alemão. O verdadeiro traço distintivo entre os homens consiste nisto: ou se acredita que no indivíduo existe um elemento absolutamente primitivo e original, acredita-se na liberdade, em um aperfeiçoamento infinito, no progresso eterno na raça humana, ou não se acredita em nenhuma dessas coisas, parecendo antes que na vida se faz exatamente o contrário delas.

NICOLA, Ubaldo. Antologia Ilustrada da Filosofia. São Paulo: Globo, 2005, p. 347.

Existe alguma característica em um povo que torna sua cultura superior à outra? Qual a resposta de FICHTE a tal pergunta?

a. A filosofia do povo alemão deveria se proteger do idealismo, pois a tarefa de todo alemão é se afastar de qualquer totalitarismo.


b. A língua não é base da identidade nacional. Defendeu a figura de Napoleão, pois ele representaria uma cultura superior à alemã.


c. A língua não é base da identidade nacional. Defendeu a adoção de termos estrangeiros, para manter um caráter internacional à cultura alemã.


d. Somos as palavras que utilizamos. Os homens são mais propriamente forjados pela língua do que a língua pelos homens. Os alemães rejeitaram qualquer contaminação linguística, portanto seriam superiores.


e. A filosofia do povo alemão não estaria apta à educação da Europa, pois a língua alemã foi corrompida e perdeu seu caráter original.

Respostas

respondido por: aramlis74
0

Resposta:

D

Explicação:

A lingua torna um povo único

Perguntas similares