Eis finalmente, em toda a sua clareza, o que nós, com todas as precedentes argumentações, entendemos por alemão. O verdadeiro traço distintivo entre os homens consiste nisto: ou se acredita que no indivíduo existe um elemento absolutamente primitivo e original, acredita-se na liberdade, em um aperfeiçoamento infinito, no progresso eterno na raça humana, ou não se acredita em nenhuma dessas coisas, parecendo antes que na vida se faz exatamente o contrário delas.
NICOLA, Ubaldo. Antologia Ilustrada da Filosofia. São Paulo: Globo, 2005, p. 347.
Existe alguma característica em um povo que torna sua cultura superior à outra? Qual a resposta de FICHTE a tal pergunta?
a. A filosofia do povo alemão deveria se proteger do idealismo, pois a tarefa de todo alemão é se afastar de qualquer totalitarismo.
b. A língua não é base da identidade nacional. Defendeu a figura de Napoleão, pois ele representaria uma cultura superior à alemã.
c. A língua não é base da identidade nacional. Defendeu a adoção de termos estrangeiros, para manter um caráter internacional à cultura alemã.
d. Somos as palavras que utilizamos. Os homens são mais propriamente forjados pela língua do que a língua pelos homens. Os alemães rejeitaram qualquer contaminação linguística, portanto seriam superiores.
e. A filosofia do povo alemão não estaria apta à educação da Europa, pois a língua alemã foi corrompida e perdeu seu caráter original.
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D
Explicação:
A lingua torna um povo único
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