Respostas
Resposta:
Serviço social
Para se tornar um/uma assistente social, é preciso fazer uma graduação de Serviço Social. É dessa forma, também, que a profissão de nível superior é denominada.
É importante lembrar que é obrigatório, para o exercício da profissão de assistente social, o registro no CRESS (Conselho Regional de Serviço Social) após a conclusão do curso de Serviço Social.
Assistência social
A Assistência Social é uma política pública, assim como a Saúde e a Educação. Trata-se de um dever do Estado e um direito de todo o cidadão que dela precisar. Está prevista na Constituição Federal de 1988 e é regulamentada pela LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social). É uma das áreas em que os/as assistentes sociais podem atuar. Assistência Social, como política pública, possui natureza preventiva e protetiva. Com padronização e organização em seus atendimentos e acompanhamentos. Além de técnicas apropriadas para compreender as necessidades de seus usuários.
Muito além da caridade, seu objetivo é fortalecer os vínculos familiares e comunitários, fazer com que os indivíduos enfrentem situações de risco e vulnerabilidade social e adquiram autonomia e protagonismo em suas vidas.Por mais que a Assistência Social, como está estruturada hoje, esteja beirando seus 30 anos de existência, há confusão em relação a sua finalidade. Infelizmente, algumas pessoas ainda acham que sua função é prestar assistencialismo.
Explicação: