1) Leia o trecho abaixo:
"A África Ocidental é conhecida pela dinâmica das suas mulheres comerciantes, caracterizadas pela perícia, autonomia e mobilidade. A sua presença, que fora atestada por viajantes e por missionários portugueses que visitaram à costa a partir do século XV, consta também na ampla documentação sobre a região. A literatura é rica em referências às grandes mulheres como as vendedoras ambulantes, cujo jeito para o negócio, bem como a autonomia e mobilidade, é tão típico da região. HAVIK, P. Dinâmicas e assimetrias afro-atlânticas: a agência feminina e representações em mudança na Guiné (séculos XIX e XX)."
Acerca da obra de Henry Oruka, podemos dizer que é principal característica do pensamento sábio africano é:
Alternativas:
a) a fraternidade.
b) a imutabilidade.
c) a invariabilidade.
d) a oralidade.
e) a passividade.
2) Leia o texto abaixo:
“Na sua condição de propriedade, o escravo é uma coisa, um bem objetivo. (...) Daí ter sido usual a prática de marcar o escravo com ferro em brasa como se ferra o gado. Os negros eram marcados já na África, antes do embarque, e o mesmo se fazia no Brasil, até no final da escravidão. (...) Seu comportamento e sua consciência teriam de transcender a condição de coisa possuída no relacionamento com o senhor e com os homens livres em geral. E transcendiam, antes de tudo, pelo ato criminoso. O primeiro ato humano do escravo é o crime, desde o atentado contra o senhor à fuga do cativeiro. Em contrapartida, ao reconhecer a responsabilidade penal dos escravos, a sociedade escravista os reconhecia como homens: além de incluí-los no direito das coisas, submetia-os à legislação penal.”
O trecho acima descreve a tragédia dos escravos, em especial a questão da disciplina e controle. Michel Foucault descreveu esse conceito como:
Alternativas:
a) necropolítica.
b) sagacidade filosófica.
c) biopoder.
d) vontade de potência.
e) imperativo categórico.
3) Leia o texto abaixo:
"O homem apresenta-se como uma escolha a fazer. Muito bem. Antes do mais, ele é a sua existência no momento presente e está fora do determinismo natural; o homem não se define previamente a si próprio, mas em função do seu presente individual. Não há uma natureza humana que se lhe anteponha, mas é-lhe dada uma existência específica num dado momento."
Acerca da obra de Sartre assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) A existência precede a essência.
( ) A essência precede a existência.
( ) A liberdade é condição da existência.
( ) A liberdade não se dá a todo momento.
Assinale a alternativa correta:
a) F, F, V, F.
b) V, F, V, F.
c) V, V, V, F.
d) V, F, F, F.
e) V, F, V, V.
4) Leia o trecho abaixo:
“Mas se verdadeiramente a existência precede a essência, o homem é responsável por aquilo que é. Assim, o primeiro esforço do existencialismo é o de pôr todo o homem no domínio do que ele é e de lhe atribuir a total responsabilidade da sua existência. E quando dizemos que o homem é responsável por si próprio, não queremos dizer que o homem é responsável pela sua restrita individualidade, mas que é responsável por todos os homens. [...] Com efeito, não há dos nossos atos um sequer que, ao criar o homem que desejamos ser, não crie ao mesmo tempo uma imagem do homem como julgamos que deve ser.”
Analise as asserções abaixo acerca de Sartre:
I) A liberdade é algo essencial em Sartre
POIS
II) A liberdade é um convite a não termos responsabilidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
5) Leia o trecho abaixo:
“Num mundo em que o capital não tem domicílio fixo e os fluxos financeiros estão bem além do controle dos governos nacionais, muitas das alavancas da política econômica não mais funcionam."
Bauman trata do consumo e da sociedade líquida.
Acerca da obra de Bauman analise as assertivas abaixo:
I) Segundo o autor. vivíamos numa sociedade de controle, agora de consumo.
PORQUE
II) Estamos sempre condenados e vigiados pela modernidade coletiva.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
Resposta:
1D/ 2C/ 3B/ 4C/ 5E
Explicação:
1. Oralidade
2. Biopoder
3. VFVF
4. I (v) II (F)
5. I e II proposições falsas
RESUMO DAS RESPOSTAS
1- d, 2- c, 3- b, 4- , 5-a
1. AFRICA OCIDENTAL - resposta d.
Para Henry Oruka a sabedoria africana é caracterizada pela oralidade.
- Oruka propõe uma perspectiva pós-colonial da filosofia, o autor recorre no entanto a noções tradicionais da filosofia sobretudo a noção de universalidade recorrendo aos filósofos gregos clássicos, sem deixar de preocupar-se com questões de justiça global.
- A oralidade na sabedoria africana possibilidade a relação com o sagrado, sendo uma forma de perpetuar saberes de antepassados.
2. FOUCAULT , resposta c
Para Foucault o biopoder é a prática que os estados modernos utilizavam para a manutenção das hierarquias de poder, uma forma de subjugar os corpos e manter o controle da população.
3. SARTRE , reposta b) V, F, V, F
Para Sartre a liberdade é parte da condição de existência humana, estando o ser humano condenado a ela.
No que diz respeito a celebre frase, "a existência precede a essência, o filosofo francês refere-se ao ser humano primeiro ser colocado no mundo e posteriormente adquirir a sua essência a partir de suas experiências.
4. SARTRE
As alternativas apresentadas a pergunta não correspondem ao pensamento sartreano na medida em que liberdade é um dos conceitos fundamentais na teoria do autor, sendo assim a asserção I é verdadeira, enquanto que pelo fato do ser humano formar sua essência através de sua liberdade ele se faz assim responsável por suas escolhas.
5. BAUMAN, resposta a
A perspectiva de Bauman aponta que na sociedade de consumo nos tornamos sujeitos enquanto viramos mercadoria sendo relegados a perda de subjetividade.
#SPJ2