• Matéria: Filosofia
  • Autor: gabrielxrs
  • Perguntado 3 anos atrás

1) Leia o trecho abaixo:

"A África Ocidental é conhecida pela dinâmica das suas mulheres comerciantes, caracterizadas pela perícia, autonomia e mobilidade. A sua presença, que fora atestada por viajantes e por missionários portugueses que visitaram à costa a partir do século XV, consta também na ampla documentação sobre a região. A literatura é rica em referências às grandes mulheres como as vendedoras ambulantes, cujo jeito para o negócio, bem como a autonomia e mobilidade, é tão típico da região. HAVIK, P. Dinâmicas e assimetrias afro-atlânticas: a agência feminina e representações em mudança na Guiné (séculos XIX e XX)."

Acerca da obra de Henry Oruka, podemos dizer que é principal característica do pensamento sábio africano é:

Alternativas:

a) a fraternidade.
b) a imutabilidade.
c) a invariabilidade.
d) a oralidade.
e) a passividade.


2) Leia o texto abaixo:

“Na sua condição de propriedade, o escravo é uma coisa, um bem objetivo. (...) Daí ter sido usual a prática de marcar o escravo com ferro em brasa como se ferra o gado. Os negros eram marcados já na África, antes do embarque, e o mesmo se fazia no Brasil, até no final da escravidão. (...) Seu comportamento e sua consciência teriam de transcender a condição de coisa possuída no relacionamento com o senhor e com os homens livres em geral. E transcendiam, antes de tudo, pelo ato criminoso. O primeiro ato humano do escravo é o crime, desde o atentado contra o senhor à fuga do cativeiro. Em contrapartida, ao reconhecer a responsabilidade penal dos escravos, a sociedade escravista os reconhecia como homens: além de incluí-los no direito das coisas, submetia-os à legislação penal.”

O trecho acima descreve a tragédia dos escravos, em especial a questão da disciplina e controle. Michel Foucault descreveu esse conceito como:

Alternativas:

a) necropolítica.
b) sagacidade filosófica.
c) biopoder.
d) vontade de potência.
e) imperativo categórico.


3) Leia o texto abaixo:

"O homem apresenta-se como uma escolha a fazer. Muito bem. Antes do mais, ele é a sua existência no momento presente e está fora do determinismo natural; o homem não se define previamente a si próprio, mas em função do seu presente individual. Não há uma natureza humana que se lhe anteponha, mas é-lhe dada uma existência específica num dado momento."

Acerca da obra de Sartre assinale V para verdadeiro e F para falso:

( ) A existência precede a essência.
( ) A essência precede a existência.
( ) A liberdade é condição da existência.
( ) A liberdade não se dá a todo momento.

Assinale a alternativa correta:

a) F, F, V, F.
b) V, F, V, F.
c) V, V, V, F.
d) V, F, F, F.
e) V, F, V, V.


4) Leia o trecho abaixo:

“Mas se verdadeiramente a existência precede a essência, o homem é responsável por aquilo que é. Assim, o primeiro esforço do existencialismo é o de pôr todo o homem no domínio do que ele é e de lhe atribuir a total responsabilidade da sua existência. E quando dizemos que o homem é responsável por si próprio, não queremos dizer que o homem é responsável pela sua restrita individualidade, mas que é responsável por todos os homens. [...] Com efeito, não há dos nossos atos um sequer que, ao criar o homem que desejamos ser, não crie ao mesmo tempo uma imagem do homem como julgamos que deve ser.”

Analise as asserções abaixo acerca de Sartre:

I) A liberdade é algo essencial em Sartre

POIS

II) A liberdade é um convite a não termos responsabilidade.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas:

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.


5) Leia o trecho abaixo:

“Num mundo em que o capital não tem domicílio fixo e os fluxos financeiros estão bem além do controle dos governos nacionais, muitas das alavancas da política econômica não mais funcionam."

Bauman trata do consumo e da sociedade líquida.

Acerca da obra de Bauman analise as assertivas abaixo:

I) Segundo o autor. vivíamos numa sociedade de controle, agora de consumo.

PORQUE

II) Estamos sempre condenados e vigiados pela modernidade coletiva.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas:

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.

Respostas

respondido por: vivianeketler
15

Resposta:

1D/ 2C/ 3B/ 4C/ 5E

Explicação:

1. Oralidade

2. Biopoder

3. VFVF

4. I (v) II (F)

5. I e II proposições falsas


gabrielxrs: Todas estão corretas segundo o ava?
saullo6923: certas
respondido por: lhbrunasilva
0

RESUMO DAS RESPOSTAS
1- d, 2- c, 3- b, 4- , 5-a

1. AFRICA OCIDENTAL - resposta d.

Para Henry Oruka a sabedoria africana é caracterizada pela oralidade.

  • Oruka propõe uma perspectiva pós-colonial da filosofia, o autor recorre no entanto a noções tradicionais da filosofia sobretudo a noção de universalidade recorrendo aos filósofos gregos clássicos, sem deixar de preocupar-se com questões de justiça global.
  • A oralidade na sabedoria africana possibilidade a relação com o sagrado, sendo uma forma de perpetuar saberes de antepassados.

2. FOUCAULT , resposta c
 Para Foucault o biopoder é a prática que os estados modernos utilizavam para a manutenção das hierarquias de poder, uma forma de subjugar os corpos e manter o controle da população.

3. SARTRE , reposta b) V, F, V, F

Para Sartre a liberdade é parte da condição de existência humana, estando o ser humano condenado a ela.

No que diz respeito a celebre frase, "a existência precede a essência, o filosofo francês refere-se ao ser humano primeiro ser colocado no mundo e posteriormente adquirir a sua essência a partir de suas experiências.  


4. SARTRE

As alternativas apresentadas a pergunta não correspondem ao pensamento sartreano na medida em que liberdade é um dos conceitos fundamentais na teoria do autor, sendo assim a asserção I é verdadeira, enquanto que pelo fato do ser humano formar sua essência através de sua liberdade ele se faz assim responsável por suas escolhas.

5. BAUMAN, resposta a

A perspectiva de Bauman aponta que na sociedade de consumo nos tornamos sujeitos enquanto viramos mercadoria sendo relegados a perda de subjetividade.

#SPJ2

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