Cada tecla de um piano representa uma nota musical. Entretanto, as notas musicais se repetem em outras teclas ao longo do teclado, como mostra a ilustração a seguir. Dó Dó No caso apresentado, dizemos que o "Dó" à direita está uma oitava acima do "Dó" à esquerda. Apesar de serem a mesma nota musical, os dois "Do" se diferenciam em uma grandeza física denominada
Respostas
Resposta:
é o timbre
Explicação:
o timbre permite distinguir sons da mesma frequência que foram produzidos por fontes sonoras diferentes, que também nos permite diferenciá-las.
A grandeza física que diferencia os dois "Dó" é a frequência.
Vamos entender melhor.
Onda Sonora
O som é uma onda tridimensional, longitudinal, mecânica e esférica que possui maior velocidade em sólidos e menor velocidade em gases.
Quando uma onda sonora passa do ar para a água, por exemplo, a velocidade e comprimento de onda aumentam, mantendo a frequência.
A velocidade do som no ar também depende da temperatura, ou seja, quando maior a temperatura, maior a velocidade do som. Nos líquidos, a velocidade do som dependerá da densidade.
Qualidade do som
A qualidade do som pode ser medida por três fatores:
- Altura: onde é possível diferenciar o som grave do som agudo, onde, o primeiro apresenta frequência baixa e o segundo, alta frequência.
- Intensidade: permite-nos diferenciar um som forte de um som fraco, geralmente medido em decibéis.
- Timbre: é a forma de diferenciar os sons de mesma altura e mesma intensidade, mas, emitidos por fontes diferentes. Um exemplo disso é o Lá no violão e o Lá no violino
Dessa forma, os "Dó" dentro do piano, sofrem variação de frequência pois pertencem a mesma fonte sonora.
Aprenda mais sobre a Onda Sonora em: brainly.com.br/tarefa/28342285
#SPJ2