Respostas
Resposta:
A resistência de um condutor varia com a temperatura. No caso dos metais, a resistência aumenta quando a temperatura aumentar. No entanto, há certas substâncias cuja resistência diminui à medida que a temperatura aumenta; as principais são o carbono e o telúrio. E ainda temos o caso de materiais em que não ocorre variação da resistência, mesmo variando a temperatura.
A fórmula que determina a resistividade do material em função da temperatura é:
ρ = ρ0 [ 1 + α (t – t0)]
O coeficiente (α ) depende do material. E, para um mesmo material, ele não é constante. Varia com a temperatura considerada. No entanto, como a variação é pequena, ele é considerado constante dentro de um intervalo de temperatura de algumas dezenas de graus. Por exemplo, é considerado com um valor constante entre 0º e 50ºC, entre 50º e 80ºC, etc. Esse coeficiente é chamado de coeficiente de temperatura.
A unidade do coeficiente de temperatura é o inverso de uma unidade de temperatura. É mais comum avaliar-se a temperatura em graus Celcius (ºC ); então é avaliado em 1/ºC.
Coeficiente de temperatura
Em geral, as propriedades características dos materiais variam com a temperatura. A resistividade varia com a temperatura.
Explicação:
Há uma tabela da resistividade e coeficiente de temperatura de alguns materiais.
Assim, a resistividade de um material depende da temperatura, aumentando quando se aquece o condutor, na maior parte dos casos. Então, quando a temperatura de um fio condutor aumenta, geralmente sua resistência aumenta em vista do aumento da resistividade da substância que o constitui. Esses resultados nos levam a concluir que a resistência elétrica também deve depender da temperatura.
Abaixo segue a fórmula que determina a resistência elétrica em função da temperatura.
R = R0 [ 1 + α (t – t0)]
Onde Ro é resistência elétrica do fio na temperatura inicial to e R é a resistência na temperatura final t.
Caso tenha agregado valor ao teu conhecimento, favor conceder o LIKE!