Respostas
A partir dos dados fornecidos pelo problema é possível que os valores dos focos da hipérbole são iguais a (5,2) e (2,2). E para chegar a essa conclusão tivemos que usar a expressão da equação canônica da hipérbole como base para a solução do problema.
- E qual é a expressão desta equação canônica da hipérbole?
A equação canônica da hipérbole tem a expressão:
Tendo em conta esta expressão podemos encontrar a solução do nosso problema.
O problema diz para obter os focos da hipérbole cuja equação geral é:
Como só temos a equação geral da hipérbole e não sua equação canônica, o que vamos fazer é reduzir a equação geral de tal forma que a terminemos transformada na equação canônica.
- Para realizar essa transformação podemos usar o método de completar quadrado.
A primeira coisa que vamos fazer é reduzir a equação geral a uma expressão semelhante, para isso podemos aplicar a Álgebra.
Nesta expressão devemos completar um binômio quadrado perfeito, se quisermos construir um binômio quadrado com uma expressão como:
Montando nossos binômios para nossa expressão:
Podemos substituir os valores das expressões que obtivemos na equação geral da hipérbole.
Vemos que nossa expressão é ainda mais parecida com a expressão da equação canônica da hipérbole com apenas uma pequena diferença e que a expressão não possui essas frações, o 1 no final do igual e aqueles valores de a e b , muito bem o que vamos fazer é dividir ambas as partes da expressão pelo coeficiente - 2
Vemos que essa expressão é semelhante à equação canônica da hipérbole, mas parece que nessa expressão temos apenas os valores de e , então o que vamos fazer é obter a raiz quadrada dos denominadores de cada fração.
Levando em conta nossa equação canônica para nossa hipérbole será possível calcular seus focos, para calcular os focos usaremos as seguintes fórmulas:
Para encontrar os valores de h e k é necessário comparar a expressão canônica da hipérbole com a equação que temos, se fizermos isso levaremos em consideração os seguintes valores h = 7/2 e k = 2.
Assim substituindo estes valores podemos obter que os focos desta hipérbole sejam calculados com a expressão:
Mas como queremos os valores dos focos e não a expressão com a qual eles são calculados, vamos calcular o valor de c, esse valor é calculado aplicando o teorema de Pitágoras da seguinte forma:
Calculando os focos da hipérbole:
Feitos os cálculos, acabamos de concluir que os valores dos focos são (5,2) e (2,2).
Bons estudos e espero que te ajude :v
Dúvidas? Comente
(•ิ_•ิ)?