Respostas
Resposta:
O clima frio da montanha predomina em locais montanhosos. Por exemplo, esse tipo de clima influencia as cadeias montanhosas dos Alpes, localizados na Europa; as Montanhas Rochosas, nos Estados Unidos; a Cordilheira dos Andes, na América do Sul e o Himalaia, na Ásia.
Nesse tipo de clima, a temperatura e o regime de chuvas são influenciados diretamente pelo relevo. E por conta das condições de relevo, o frio da montanha é o único clima a ser registrado em três zonas diferentes, a quente, temperada e fria.
É possível observar a queda de temperatura em cerca de 6 ºC a cada mil metros de altitude e acima dos 2 mil metros há neve constante. Isso ocorre porque com a altitude há queda da absorção da energia solar pelo solo e da pressão atmosférica, que é menor. Quanto maior a altitude, menores são a pressão atmosférica e a temperatura cai porque o ar retém menos calor à medida em que sobe.
A pressão também influencia no padrão de ventos, que esfria rapidamente à medida em que a altitude aumenta. Em geral, os ventos são turbulentos porque com a redução a altitude, a massa mais quente desce a montanha e, por isso, o risco de avalanches nesses locais é elevado.
Devido à combinação de pressão, altitude e radiação, nas zonas sob a influência do clima frio da montanha, as condições meteorológicas podem mudar drasticamente de uma hora para outra. Essas áreas recebem mais precipitação porque a temperatura na parte superior da montanha é mais baixa que a temperatura ao nível do mar.
Os ventos carretam o ar úmido sobre a terra, onde há mais calor. À medida em que sobe, o ar esfria porque o frio transporta menos umidade que o ar quente e, por isso, ocorrem as chuvas.
Explicação: