Muitas são as situações em que um evento de parada cardiorrespiratória (PCR) pode ocorrer. A forma como deve ser realizado o retorno circulatório pode variar conforme a situação e a avaliação.
Qual ritmo cardíaco você consegue perceber no exame apresentado? A partir desse ritmo, qual a conduta de ação que deverá ser tomada a fim de restabelecer o fluxo circulatório e a retomada do ritmo regular de batimentos cardíacos?
Respostas
Resposta:
A partir do eletrocardiograma do paciente, verifica-se um ritmo de fibrilação ventricular. A fibrilação ventricular é um ritmo completamente desorganizado, em que não é possível identificar a onda P ou o complexo QRS.
Quando identificada a fibrilação ventricular, a desfibrilação elétrica é considerada o atendimento prioritário.
Explicação:
desfibrilação elétrica é considerada o atendimento prioritário.
Resposta:
A partir do eletrocardiograma do paciente, verifica-se um ritmo de fibrilação ventricular. A fibrilação ventricular é uma arritmia cardíaca grave em que não existe sincronização de contração entre as fibras musculares cardíacas. Quando identificada a fibrilação ventricular, a desfibrilação elétrica é considerada o atendimento prioritário. Observe o Algoritmo de PCR para adultos indicado pela American Heart Association no Guidline de 2020 e destacado no documento “Destaques das diretrizes de RCP e ACE de 2020”, que indica as ações a serem tomadas na Fibrilação ventricular, seguindo o caminho da numeração 2.
Explicação: