Respostas
Resposta:
A República da Espada aconteceu de 1889 a 1894 e ficou assim conhecida por ser um período em que os dois presidentes do Brasil foram militares. Esses presidentes foram Deodoro da Fonseca (1889-1891) e Floriano Peixoto (1891-1894). Foi o momento de consolidação da república e ficou marcada por grande agitação política e econômica. Encerrou-se com a posse do primeiro presidente civil do Brasil: Prudente de Morais.
A República da Espada é como conhecemos os cinco primeiros anos da república no Brasil. É chamada assim porque os dois primeiros presidentes brasileiros foram militares. Ela marcou a consolidação da república brasileira, uma vez que inúmeras questões estavam em disputa no país.
Esse período da história do Brasil teve início com a Proclamação da República, evento que aconteceu em 15 de novembro de 1889. A proclamação foi basicamente um golpe e contou com o envolvimento de militares e civis que defendiam a implantação do regime republicano. Os problemas da monarquia acabaram dando abertura para a mudança de regime.
Quadro pintado por Benedito Calixto, em 1893, retratando a Proclamação da República, que ocorreu em 15 de novembro de 1889.
Com a república, uma série de mudanças foi colocada em prática no país e um governo provisório foi estabelecido, dando início à República da Espada, que ficou marcada por dois presidentes:
Deodoro da Fonseca (1889-1891);
Floriano Peixoto (1891-1894).
Explicação: