O SISTEMA DE CASTAS: UMA ORDEM HINDUÍSTA
Os princípios do hinduísmo favoreceram a formação, na Índia, do sistema de castas.
Em uma sociedade com esse tipo de sistema, a posição do indivíduo é definida pelo nascimento, sem que haja espaço para qualquer tipo de mobilidade social ao longo da vida. O sistema de castas na Índia é dividido em quatro castas. Segundo o Rig Veda, escritura sagrada do hinduísmo, cada uma delas se originou de uma parte do corpo de Brahma, o deus supremo.
No topo da hierarquia estava a casta dos sacerdotes, denominados brâmanes.
Em seguida, vinham: a dos xátrias, que eram os militares; a dos vaixias, composta de comerciantes, artesãos e camponeses; e a dos sudras, trabalhadores rudimentares que serviam às demais castas. Excluídos socialmente, estavam os intocáveis (dalits), grupo totalmente desprovido de direitos. Esses indivíduos eram considerados impuros por não terem origem no corpo de Brahma; formavam um grupo à parte, extremamente segregado e discriminado.
Existem, ainda, milhares de subcastas, o que torna esse sistema muito complexo.
Em 1947, o sistema de castas foi extinto oficialmente. Porém, ele está arraigado na sociedade indiana, e os grupos excluídos continuam sendo vítimas do preconceito. Como forma de se libertar dessa realidade, muitos se converteram ao islamismo e ao budismo.
Por que os intocáveis (dalits) sofrem discriminação por parte da sociedade indiana?
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Eles são chamados de "intocáveis" porque são vistos como sujos. Basta o contato com eles para tornar impuro um integrante de uma casta superior. Os dalits têm esse estigma por exercerem trabalhos considerados "imundos" pela sociedade, como lavar roupa, limpar banheiros ou recolher o lixo.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás