Respostas
Resposta:
O protocolo UDP (sigla para User Datagram Protocol) tem, como característica essencial, um atributo que pode parecer esquisito para os iniciantes no tema - a falta de confiabilidade.
Isso significa que, através da utilização desse protocolo, pode-se enviar datagramas de uma máquina à outra, mas sem garantia de que os dados enviados chegarão intactos e na ordem correta.
Além do mais, o UDP é um protocolo que não é voltado à conexão. Isso significa que o "aperto de mão", ou, tecnicamente, handshake, não é necessário para que se estabeleça uma comunicação.
Dessa forma, com o UDP é possível enviar, pela mesma saída, dados para diversas máquinas diferentes sem problema algum.
TPC
O protocolo TCP é, talvez, o mais utilizado na camada de transporte para aplicações na Web. Diferente do UDP, o TCP é voltado à conexão e tem como garantia a integridade e ordem de todos os dados.
Para manter a confiabilidade dos dados, o TCP utiliza um aperto de mãos de três vias, o _three way handshake_, também chamado de SYN,SYN-ACK,ACK.
O nome SYN,SYN-ACK,ACK é uma resumida descrição de como esse handshake funciona. A conexão entre dois hosts começa com o primeiro enviando ao segundo um pacote de sincronização (SYNchronize).
O segundo host recebe esse pacote e responde com a confirmação do sincronização (SYNchronize-ACKnowledgment). O primeiro host, por fim, manda uma confirmação (ACKnowledge) para o segundo, assim estabelecendo a conexão.
Com o TCP, de fato temos uma conexão entre um ponto e outro, comumente chamados de servidor e cliente. É interessante notar que o TCP permite o envio simultâneo de dados de ambos os pontos ao outro, durante todo o fluxo de comunicação.
Desse modo, o TCP é ideal para casos em que a confiabilidade dos dados é essencial, como quando se trata de mensagens de texto! Trocando o uso do UDP pelo TCP em minha aplicação,tudo vai funcionar bem, mesmo que com uma velocidade possivelmente um pouco menor.
Afinal, o importante é que a troca de dados, ou seja, de mensagens, seja efetuada com sucesso, de modo que quem está se comunicando consiga se entender!
Explicação: