• Matéria: História
  • Autor: andresonzeus
  • Perguntado 3 anos atrás

causas e antecedentes da revolução russa texto grande por favor​

Respostas

respondido por: veroguedesmiguel
1

Resposta:

oque foi a Revolução Russa?

A Revolução Russa foi um conjunto de eventos sociopolíticos, ocorridos em 1917. Anteriormente, a Rússia possuía estruturas atrasadas em relação ao resto do mundo, tanto no campo econômico quanto político. A monarquia absolutista e a recém formada classe trabalhadora são pontos importantes desse cenário.

Em um período em que teorias liberais e socialistas chegavam ao país, a revolução pode ser dividida em duas fases, de acordo com a vertente ideológica. Um dos resultados foi a mudança do sistema de governo com a criação da União Soviética.

Para compreender como essas mudanças aconteceram e as outras consequências, precisamos analisar esses períodos separadamente!

Antecedentes

A Rússia vivia sob o modelo Czarista, uma monarquia absolutista associada à autocracia. Este modelo era sustentado pela nobreza rural (aristocracia) e tinha apoio do clero ortodoxo. O “Czar” era o rei e este título veio de uma adaptação da palavra “César”, usada no Antigo Império Romano.

O sistema russo era baseado na produção agrícola feudal e estava iniciando a primeira fase de industrialização. Além disso, abrigava a maior população da Europa, que vivia em pobreza porque os senhores das terras cobravam altos impostos em troca de proteção militar.

Vamos entender a trajetória do Governo Russo antes da Revolução:

1858 – 1881: Alexandre II

O Czar tinha consciência da necessidade das reformas modernizadoras. Por isso, realizou a abolição da servidão agrária, distribuição de terras inutilizadas para camponeses, incentivou o ensino básico, deu autonomia às universidades e às províncias. Sofreu forte oposição da nobreza.

A tensão social permaneceu porque faltavam recursos técnicos para os agricultores e a  fome continuava. Com a autonomia das universidades, as ideias liberais e socialistas entraram no país. Um grupo que era contrário à monarquia assassinou o Czar.

1881 – 1894: Alexandre III

Após o assassinato, a aristocracia uniu-se ao novo czar, Alexandre III. Ele retomou o absolutismo com todas as forças, investiu no poder da polícia do governo (Okhrana) e  controlou todos os setores educacionais e midiáticos. 

A recém industrialização era desfrutada somente pelos nobres, surgindo uma classe trabalhadora miserável. Com a chegada das ideias revolucionárias, surge o Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR) que foi posto na ilegalidade. 

1894 – 1918: Nicolau II, o último Czar

O sucessor facilitou a entrada de capitais estrangeiros para promover a industrialização e mudanças na infra-estrutura, mas somente nos centros urbanos populosos. Com as más condições de trabalho, o socialismo ganhou força e surgiram os Sovietes, uma organização trabalhista marxista.

Haviam inúmeras revoltas violentas nas ruas e o Czar mandou reprimi-las também com violência. O estopim foi quando uma marcha coletiva e pacífica se dirigiu ao palácio e foi baleada pela guarda imperial. Este episódio ficou conhecido como Domingo Sangrento.

Fases da Revolução Russa

Depois do Domingo 

Explicação:

obgd

Perguntas similares