1,25 pts. 6. Após a morte de Freud, em 1939 na Inglaterra, uma geração de pós-freudianas continuaram o desenvolvimento da psicanálise na Europa. A esse acontecimento Roudinesco e Plon comentam: "Na história do movimento psicanalítico, deu-se o nome de annafreudismo, em oposição ao kleinismo, a uma corrente representada pelos diversos partidários de Anna Freud. Foi depois do período das Grandes Controvérsias - que levou, em 1945, a uma clivagem entre três tendências no interior da British Psychoanalytical Society (BPS) - que esse termo se impôs, para designar uma espécie de classicismo psicanalítico pós-freudiano, encarnado pela filha de Sigmund Freud e que remetia, ao mesmo tempo, à origem vienense da doutrina freudiana e a um certo modo de praticar a análise, privilegiando conceitos como os de eu e de mecanismos de defesa. A divisão entre o kleinismo e o annafreudismo, que se superpõe à divisão entre psicose e neurose, passa pela questão da psicanálise de crianças. Foi a corrente kleiniana e pós-kleiniana, com efeito, que estendeu o tratamento psicanalítico, centrado na neurose e no complexo de Édipo, às crianças pequenas, aos borderlines e à relação arcaica com a mãe, enquanto os annafreudianos concebiam o tratamento das psicoses a partir do das neuroses, introduzindo nele uma dimensão social e profilática que está ausente da doutrina kleiniana, a qual só leva em conta a realidade psíquica ou o imaginário do sujeito." ROUDINESCO, Elisabeth e PLON, Michel. Dicionário de psicanálise. Trad. Vera Ribeiro, Lucy Magalhães; supervisão da edição brasileira Marco Antonio Coutinho Jorge. Rio de Janeiro: Zahar, 1998. p. 25 A partir do exposto, classifique as assertivas abaixo em verdadeiras (V) ou falsas (f): ( ) O movimento psicanalítico francês, em sua segunda fase, posicionou-se de forma crítica em relação ao annafreudismo e sua psicologia do ego, por considerar que esse movimento dava primazia ao "princípio de realidade" versus o princípios de prazer, o que estaria na contramão do que foi defendido por Freud. (
A partir do exposto, classifique as assertivas abaixo em verdadeiras (V) ou falsas (f):
( ) O movimento psicanalítico francês, em sua segunda fase, posicionou-se de forma crítica em relação ao annafreudismo e sua psicologia do ego, por considerar que esse movimento dava primazia ao "princípio de realidade" versus o princípios de prazer, o que estaria na contramão do que foi defendido por Freud.
( ) Entre os movimentos pós-freudianos um dos destaques encontra-se nas propostas estabelecidas por Donald Winnicot, que defendeu que o Complexo de Édipo não era um momento crucial para a estruturação psíquica.
( ) Donald Winnicott, um dos representantes do movimento pós-freudiano britânico, focou seus trabalhos sobre os estudos de psicose e sua origem através do processo de foraclusão paterna
( ) Jacques Lacan foi o principal nome do movimentos pós-freudiano desenvolvido na França, e defendia que o inconsciente é estruturado como linguagem.
( ) Outro nome importante nos movimentos pós-lacanianos na psicanálise foi a figura de Melaine Klein, que se destacou na Inglaterra com seus trabalhos com criança. E acrescentou a posição depressiva seria um aspecto comum no desenvolvimento infantil.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência adequada.
Respostas
respondido por:
13
Resposta:
Explicação:
respondido por:
4
Resposta: V V F V V
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás