2)
Sobre o inquérito policial e as investigações preliminares, analise as assertivas abaixo:
I - No caso de crimes hediondos, o inquérito policial será indispensável para o oferecimento de denúncia.
II - O inquérito policial poderá ser instaurado de ofício pela Autoridade Policial em todos os crimes que se processam por ação penal pública.
III - Nos crimes de ação penal privada, não caberá instauração de inquérito policial, mas sim a lavratura de termo circunstanciado.
IV - O inquérito policial não será obrigatório nos crimes de ação penal privada, entretanto, nas ações de natureza pública o será.
Estão corretas as assertivas:
Alternativas:
a)
I e II
b)
I, II e IV
c)
II, III, IV
d)
Todas
e)
Nenhuma
3)
Sobre o inquérito policial, Guilherme de Souza Nucci afirma que:
“Somente o Ministério Público, titular da ação penal, órgão para o qual se destina o inquérito policial, pode pedir o seu arquivamento, dando por encerradas as possibilidades de investigação.”
Diante do trecho acima, marque a alternativa correta:
Alternativas:
a)
A Autoridade Policial não poderá determinar o arquivamento do inquérito policial, em razão da característica da indispensabilidade.
b)
Além do Ministério Público, pode o juiz, se verificar se trata de uma hipótese de arquivamento, poderá determina-lo de ofício, tendo em vista que a referida medida favorece o investigado.
c)
Além do Ministério Público, pode a autoridade policial, se verificar se trata de uma hipótese de arquivamento, poderá determina-lo de ofício, tendo em vista que a referida medida favorece o investigado e o inquérito policial possui a característica da discricionariedade.
d)
Apenas o Ministério Público po.de requerer o arquivamento do inquérito policial em razão da característica da indispensabilidade.
e)
A Autoridade Policial não poderá determinar o arquivamento do inquérito policial, em razão da característica da indisponibilidade.
4)
Guilherme de Souza Nucci afirma que o indiciamento
“É o ato formal que permite à autoridade policial apontar o suspeito da prática de um crime, colhendo a sua qualificação e identificando-o”.
Sobre o referido ato, é incorreto afirmar que:
Alternativas:
a)
Se ao contrário do indiciamento, a autoridade policial entender pela inexistência de indícios de autoria e prova de materialidade, no transcurso das investigações ou no encerramento do procedimento, deverá realizar o desindiciamento, hipótese em que deverá constar a informação no relatório final, para que o titular da ação penal proceda a análise.
b)
A indicação da infração apurada pelo delegado no ato de indiciamento não vincula o Ministério Público para oferecimento de eventual denúncia, entretanto, interfere em diversas questões, como procedimentos a serem adotados, possibilidade de fiança e seu valor, estabelecimento inicial da competência, necessidade de exame complementar.
c)
Após o indiciamento, o delegado de polícia não possui legitimidade para arquivar o inquérito policial.
d)
é privativo do delegado de polícia, não podendo o juiz, após receber a denúncia, requisitar o indiciamento de determinada pessoa, vez que tal conduta viola o sistema acusatório, que veda a atuação de ofício do juiz.
e)
No indiciamento deve haver a indicação objetiva do tipo penal que o agente se encontra incurso, o que vincula o Ministério Público para oferecimento de eventual denúncia.
5)
Guilherme de Souza Nucci afirma que:
“Encerradas as investigações policiais e remetidos os autos do inquérito policial ao Ministério Público, há quatro providências que o titular da ação penal pode tomar:
a)oferecer denúncia;
b)requerer a extinção da punibilidade (por exemplo, pela ocorrência de prescrição);
c)requerer o retorno dos autos à polícia judiciária para a continuidade da investigação, indicando as diligências a realizar;
d)ordenar o arquivamento (por ora, continua requerendo ao juiz, por conta da liminar do STF, que suspendeu a eficácia da nova redação do art. 28 do CPP).”
Diante do exposto, assinale a alternativa que não indique hipótese de arquivamento do inquérito policial.
Alternativas:
a)
Ausência de pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal;
b)
existência manifesta de causa excludente da ilicitude do fato;
c)
existência manifesta de causa excludente da culpabilidade do agente, salvo inimputabilidade;
d)
Ausência de justa causa
e)
não existir prova de ter o réu concorrido para a infração penal;
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
2) B 3) C
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás