Respostas
Resposta:
Para os egípcios, o rio Nilo é muito importante, pois contribui com a irrigação agrícola, navegação e aquisição de água para a utilização humana e dos animais. No deserto existem represas e canais de irrigação que asseguram o fornecimento de água. Egito e Sudão são os países que compõem o vale do Nilo.
Explicação:
A palavra Nilo tem origem no latim “Nilus” e deriva do grego “Neilos”. Os egípcios o chamavam de “Aur” ou “Ar”, que significa “negro”. É um rio caudaloso, importante para muitos países, principalmente para a civilização egípcia.
O Nilo tem em média o comprimento de 6.650 km e a sua nascente acontece no lago Vitória, mas o principal afluente desse lago é o rio Kagera, que por causa disso é classificado como uma fonte remota do Nilo.
A bacia hidrográfica do rio Nilo ocupa cerca de 2.870.000 km² e o fluxo atinge 2.830 m³ por segundo. Após a nascente, o Nilo passa por Uganda, Sudão do Sul (Nilo Branco) e Sudão – quando se une ao Nilo Azul e acolhe o rio Atbara. Quando chega no Egito, forma o delta do Nilo.
Vale do Nilo
O vale fica na região da África Setentrional, entre os territórios do Egito e do Sudão. O Nilo é um rio extremamente importante para aquela localidade porque atravessa toda a extensão do deserto do Saara.
Para os egípcios, o rio Nilo é muito importante, pois contribui com a irrigação agrícola, navegação e aquisição de água para a utilização humana e dos animais. No deserto existem represas e canais de irrigação que asseguram o fornecimento de água.
Egito e Sudão são os países que compõem o vale do Nilo. Foi exatamente nessa região que a civilização egípcia, uma das mais importantes civilizações da antiguidade, se desenvolveu. Seguem algumas características importantes do vale:
• Fica em um local fértil do deserto. Por causa dos períodos das cheias do rio, as margens ficam inundadas e servem para os sistemas de abastecimento de água e irrigação.
• O rio é bastante utilizado para a navegação comercial e o transporte de mercadorias.
• A agricultura é amplamente praticada nas margens do rio, porque as terras são férteis e úmidas. Os produtos mais comuns são a cana-de-açúcar e o arroz.
• Na fronteira entre o Egito e o Sudão fica localizada a Usina hidrelétrica de Assuã. Ela produz boa parte da energia usada por aqueles países e a sua construção foi concluída no ano de 1970.
• Cidades importantes como Alexandria, Asiut, Assuã, Cairo e El Giza – Egito; Atbara, Cartum e Ondurmã – Sudão ficam localizadas no vale do Nilo.
• O vale está situado em uma região de clima desértico, cuja temperatura média anual é de 25 °C e o índice pluviométrico é muito baixo, 20 mm em média por ano.
Resposta:
ocalizado em Cairo,Cartum,jinga,Juba.O rio Nilo foi de extrema importância para o desenvolvimento da sociedade do Egito Antigo. Numa região desértica, o rio assumiu funções prioritárias na sociedade. Os egípcios usavam água para beber, pescar e irrigar a agricultura.
Explicação: