1) A invenção da escrita data de 5 mil anos antes de Cristo. Mudou a forma de pensar e foi uma revolução no processo cognitivo do homem. Posteriormente, houve outra transformação com a sistematização do alfabeto, que mudou a transmissão do pensamento. Os primeiros suportes da escrita foram tábuas de ferro, depois as tabuletas de madeira, o papiro, o papel e, finalmente "a grande revolução na propagação da cultura escrita foi a invenção da imprensa", por Gutenberg. (PENA, 2005, p. 27). Com relação à invenção de Johannes Gutenberg, analise o excerto a seguir, completando suas lacunas. A invenção de Gutenberg se deu com a impressão de uma _________, marcando o período da imprensa ___________. Pode-se dizer que foi um momento fundamental para o _________. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. Selecione uma alternativa: a) bíblia - periódica - jornalismo. b) revista - periódica - capitalismo. c) bíblia - marrom - jornalismo. d) revista - gráfica - império. e) mensagem - periódica - capitalismo.
Respostas
Resposta: Letra A) bíblia - periódica - jornalismo.
Explicação: Corrigido pelo AVA
A invenção da imprensa de Gutenberg ocorreu com a impressão de uma Bíblia. Teve início a imprensa periódica. A propagação de livros e do jornalismo se tornou intensa após a invenção. Letra a.
Invenção de Gutemberg
Antes dessa invenção, a cópia de livros era feita à mão. A invenção da imprensa mudou radicalmente a forma como se divulgava os livros e formou um aparato comercial em torno da leitura de livros e periódicos.
A tradução da Bíblia feita por Lutero foi impressa na imprensa de Gutemberg e isto disseminou a leitura da Bíblia e ajudou a propagar as ideias da Reforma Protestante. Os panfletos e outros materiais utilizados na reforma também foram impressos nessa máquina.
Leia sobre a Reforma Protestante: https://brainly.com.br/tarefa/5994923
#SPJ2