• Matéria: História
  • Autor: socorrosantos15
  • Perguntado 3 anos atrás

Analisando as transformações históricas do conceito de “feio”, o escritor Umberto Eco (1932-2016) afirmou, em sua obra “História da Feiura,” que:

"O feio é também um fenômeno cultural. Os membros das classes "altas" sempre consideraram desagradáveis ou ridículos os gostos das classes "baixas". Poderíamos dizer, é certo, que os fatores econômicos sempre pesaram nestas discriminações, no sentido em que a elegância sempre foi associada ao uso de tecidos, cores e pedras caríssimos. Mas muitas vezes o fator discriminante não era econômico, mas cultural" (ECO, Umberto. História da feiura. Rio de Janeiro: Record, 2007. p. 15-16).

Considerando esse trecho, bem como os seus conhecimentos sobre a obra, é correto afirmar:

A - Conceitos estéticos como de “beleza” e “feiura” podem ser compreendidos historicamente, pois dialogam com as concepções culturais e sociais de determinada época e lugar.
B - Considerando a metodologia histórica, não é possível analisar objetivamente conceitos como “belo” e “feio,” pois são gostos individuais e não dialogam com a sociedade.
C - A abordagem cultural de temas do passado levanta o problema teórico de que, usualmente, as práticas e gostos de outras épocas não são influenciados pela economia ou política.
D - O “elegante” e o “belo”, na atualidade, são consequências de um processo evolutivo dos gostos, que partem de concepções medievais grosseiras, até alcançar o refinamento atual.
E - Trabalhos sobre a beleza ou a feiura estão mais associados à literatura do que à história, pois trabalham com subjetividades que não podem ser identificadas em documentos históricos.

Respostas

respondido por: sonayramenezes98
0

Resposta:

A - Conceitos estéticos como de “beleza” e “feiura” podem ser compreendidos historicamente, pois dialogam com as concepções culturais e sociais de determinada época e lugar.

Explicação:

Perguntas similares