O processo cognitivista parte de uma metodologia criada pelo professor na qual a aprendizagem do aluno se desenvolve em um contexto que privilegia a liberdade para aprender. As correntes dessa teoria são:
tradicional, behaviorista e sociointeracionista.
behaviorista e tradicional.
construtivista, sociointeracionista e tradicional.
construtivista, sociointeracionista e significativa.
construtivista, sociointeracionista e behaviorista.
Respostas
Resposta:
tradicional, behaviorista e sociointeracionista
Explicação:
As correntes da teoria sobre a liberdade para aprender é: construtivista, sociointeracionista e significativa.
O que são as teorias construtivista, sociointeracionista e significativa?
A teoria construtivista idealizada por Jean Piaget, acredita que a aprendizagem dos alunos acontecem quando tem sua individualidade respeitada como um todo. Para tal teoria, isso se daria por meio da promoção da autonomia onde o aluno, onde este tem liberdade para explorar.
Já na teoria sociointeracionista criada por Lev Vygotsky, o aprendizado acontece quando os discentes tem liberdade para interagir com os demais integrantes do seu ambiente, tendo liberdade para serem independentes e seres pensantes.
Ademais, na teoria da aprendizagem significativa desenvolvida por David Ausubel, o conhecimento é gerado quando os conhecimentos prévios são relacionados com as novos.
Neste sentido, a reorganização das ideias na teoria da aprendizagem significativa por parte dos alunos e verificação concreta por parte deles no seu cotidiano, os garantem a liberdade de reinterpretar o seu cotidiano.
Por isso tais teorias são tão importantes no processo de aprendizagem, pois garantem a autonomia e liberdade dos discentes como pensadores críticos, tornando- os instrumentos de transformação da nossa sociedade.
Aprenda mais sobre aprendizagem em:
https://brainly.com.br/tarefa/23917896
#SPJ2