São diversas situações que podem influenciar o clima organizacional e exigir, inclusive, mudanças na cultura da organização. A contratação de funcionários que vivenciam culturas, costumes e comunicações diferentes pode ser uma dessas situações. Os impactos positivos da integração econômica de refugiados, solicitantes de refúgio e migrantes nas economias locais já são uma realidade. Além disso, diversas empresas já demonstraram que é culturalmente mais rico conviver com pessoas de diferentes nacionalidades e costumes.
Acompanhe a seguinte situação:
Escolha três ações pretendidas para a sua solução. Em seguida, determine o que você faria para atingi-los. Certifique-se de serem ações transparentes e executáveis dentro do contexto apresentado.
Escreva sua resposta no campo abaixo:
Respostas
Resposta:
corrigido pelo AVA
Explicação:
Há muitas ações possíveis para a solução dessa situação. Seguem algumas delas, acompanhadas de como executá-las.
Preparar os funcionários brasileiros para o acolhimento dos refugiados.
Como: conversar com os funcionários que já estão na empresa sobre as vulnerabilidades das pessoas refugiadas, sensibilizando-os para um acolhimento de qualidade e dissipando resistências e sensações de ameaça por parte dos colegas brasileiros.
Implementar um sistema de tutoria.
Como: um ou mais funcionários ficam encarregados de apoiar os refugiados no momento de sua chegada.
Compartilhar diferentes culturas na organização.
Como: oferecer treinamentos sobre diversidade cultural, fluxos migratórios, comunicação com pessoas que têm domínio limitado da língua portuguesa, etc.
Estimular e fortalecer relações.
Como: fazer exercícios e dinâmicas de grupo com toda a equipe de líderes e funcionários brasileiros e não brasileiros para fortalecer os relacionamentos.
Ser exemplo para todas as equipes.
Como: dar o exemplo por meio de uma postura de liderança agregadora, reforçando a importância da diversidade no local de trabalho.
Diminuir as barreiras da comunicação no dia a dia.
Como: repassar as tarefas que serão desempenhadas, mostrar a cultura organizacional e as normas da empresa usando linguagem simples, encorajar os funcionários não brasileiros a falarem português e não cometer preconceito diante de algum erro linguístico.