Respostas
Resposta:
As cantigas de amor são textos de eu lírico masculino dirigidos à mulher amada, referida como senhor, uma vez que no galego-português essa era uma palavra usada para os dois gêneros. Além disso, são marcadas pela vassalagem amorosa e pelo sofrimento do eu lírico, gerado por um amor que não pode se realizar pela distância entre ele e a amada.
Enquanto nas cantigas de amor o eu lírico é masculino, nas cantigas de amigo o eu lírico é feminino de origem popular, ainda que o escritor fosse do sexo masculino. Outra diferença é o ambiente em que transcorre a relação entre homem e mulher: ele não é mais o espaço da aristocracia, palaciano, e sim o espaço popular, das pessoas comuns do povo.
Esses detalhes modificam a relação entre homem e mulher, pois, como esta é a voz que fala no poema, e ela não é uma figura idealizada no poema, a distância não será mais definida pela submissão à amada, nem pela moderação no tratamento, mas por obstáculos de outra ordem, como a partida do amado para a guerra, por exemplo.
Espero ter ajudado!! Se puder marcar como melhor resposta e votar, agradeço. Bons estudos ^-^