Há um debate entre aqueles que acreditam no caráter civilizatório (liberal ou “normal”) das organizações internacionais do mundo moderno, como a ONU e seus organismos de governança, e aqueles que enxergam em suas ações apenas expressão de interesses na exploração de nações por outras (modelo de dependência e subordinação internacional). Assinale a alternativa que confirme a afirmação. a. A versão liberal é focada na realidade dos países mais pobres, que são a base desse modelo econômico. b. O mérito democrático e humanitário dos projetos liberais (ou normais) é restringir o mercado aos agentes solváveis (que podem pagar o que compram). c. O multilateralismo não está relacionado à questão. d. Não há dependência de países em relação a outros, mas somente interdependência normal em que cada um oferece o que tem no mercado mundial. e. A dualidade interpretativa descrita condiciona todas as relações internacionais.
Respostas
As organizações internacionais deixam espaço para dois tipos de interpretação, quais sejam: caráter civilizatório e exploração de um país por outro. Por esse motivo, o gabarito é dado pela letra E.
Letra E: A dualidade interpretativa descrita condiciona todas as relações internacionais.
Isso ocorre porque, na realidade, os organismos internacionais têm o objetivo de lutar pelos interesses dos seus países membros. O conflito entre Rússia e Ucrânia, por exemplo, mostra que a ONU é muito passiva com relação a certos problemas geopolíticos.
O que são organismos internacionais?
Os organismos internacionais são instituições formadas por países que buscam objetivos e interesses comuns (em benefício de todos).
Aprenda mais sobre o tema organismos internacionais em:
https://brainly.com.br/tarefa/27443631
Sonhe, mas trabalhe duro!
#SPJ1